Na sala de aula, um professor bem informado pode realizar um teste informal para observar se seus alunos apresentam déficit de atenção.
Com isto podemos observar o nosso aluno e, a presença de doze pontos, ou mais, já indica a necessidade de investigação interdisciplinar.
Sendo assim, podemos observar:
1. Com frequência comete erros por falta de atenção quando tem que trabalhar num projeto aborrecido ou difícil;
2. Tem dificuldade em manter a atenção quando está fazendo um trabalho aborrecido e repetitivo;
3. Tem dificuldade para se concentrar no que as pessoas dizem mesmo quando falam diretamente para ele;
4. Deixa um projeto pela metade depois de ter feito as partes mais complicadas;
5. Evita ou adia algo que exige muita concentração;
6. Tem dificuldade em fazer um trabalho que exija organização;
7. Coloca as coisas fora do lugar ou tem dificuldade em encontrar as coisas na escola, em casa e no trabalho;
8. Se distrai com atividades e barulhos a seu redor;
9. Dificuldade em lembrar compromissos e obrigações;
10. Se mexe na cadeira ou balança as mãos e os pés quando precisa ficar sentado por muito tempo;
11. Se levanta da cadeira em reuniões e outras situações que deveria ficar sentado;
12. Com frequência, se sente inquieto e agitado;
13. Tem dificuldade para sossegar e relaxar quando tem tempo;
14. Frequentemente, se sente ativo demais e tem necessidade de fazer as coisas como se estivesse com o motor ligado;
15. Frequentemente, fala demais em situações sociais;
16. Frequentemente, no meio da conversa, termina as frases das pessoas antes delas;
17. Frequentemente, tem dificuldade em esperar em situações onde cada um tem a sua vez;
18. Frequentemente, interrompe os outros quando estão ocupados.
Com isto podemos observar o nosso aluno e, a presença de doze pontos, ou mais, já indica a necessidade de investigação interdisciplinar.
Sendo assim, podemos observar:
1. Com frequência comete erros por falta de atenção quando tem que trabalhar num projeto aborrecido ou difícil;
2. Tem dificuldade em manter a atenção quando está fazendo um trabalho aborrecido e repetitivo;
3. Tem dificuldade para se concentrar no que as pessoas dizem mesmo quando falam diretamente para ele;
4. Deixa um projeto pela metade depois de ter feito as partes mais complicadas;
5. Evita ou adia algo que exige muita concentração;
6. Tem dificuldade em fazer um trabalho que exija organização;
7. Coloca as coisas fora do lugar ou tem dificuldade em encontrar as coisas na escola, em casa e no trabalho;
8. Se distrai com atividades e barulhos a seu redor;
9. Dificuldade em lembrar compromissos e obrigações;
10. Se mexe na cadeira ou balança as mãos e os pés quando precisa ficar sentado por muito tempo;
11. Se levanta da cadeira em reuniões e outras situações que deveria ficar sentado;
12. Com frequência, se sente inquieto e agitado;
13. Tem dificuldade para sossegar e relaxar quando tem tempo;
14. Frequentemente, se sente ativo demais e tem necessidade de fazer as coisas como se estivesse com o motor ligado;
15. Frequentemente, fala demais em situações sociais;
16. Frequentemente, no meio da conversa, termina as frases das pessoas antes delas;
17. Frequentemente, tem dificuldade em esperar em situações onde cada um tem a sua vez;
18. Frequentemente, interrompe os outros quando estão ocupados.
Se o aluno manifestar, pelo menos doze destes itens, faça o seu encaminhamento para uma avaliação multidisciplinar pois, diagnosticado cedo, o déficit de atenção não será sinônimo de fracasso escolar mas, de deixarmos este aluno sem a atenção e os cuidados necessários, estaremos engrossando as taxas de evasão e fracasso escolar.
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