As Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) tornam-se mais óbvias a partir dos 18 meses de idade. Permanecem toda a vida, mas podem conhecer melhorias quando tratadas adequadamente.
De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (DSM IV – TR), - disponível no site da Fundação Portuguesa de Autismo (http://www.fpda.pt/) - há um conjunto de critérios de diagnóstico para identificar a perturbação autística.
A. Um total de 6 ou mais itens nos défices de interação social (1), comunicação (2) ou comportamento (3), ou pelo menos 2 itens na interação social (1) e um na comunicação (2) e no comportamento (3).
1 – Défice qualitativo na interação social, manifestado por 2 das seguintes características:
(a) Acentuado défice no uso de múltiplos comportamentos não verbais tais como contacto ocular, expressão fácil, postura corporal e gestos reguladores da interação social;
(b) Incapacidade para desenvolver relações com os companheiros, adequadas ao nível de desenvolvimento;
(c) Ausência da tendência espontânea para partilhar com os outros prazeres, interesses ou objetivos (por exemplo; não mostrar, trazer ou indicar objetos de interesse);
(d) Falta de reciprocidade social ou emocional.
2– Défices qualitativos na comunicação, manifestados pelo menos por uma das seguintes características:
(a) Atraso ou ausência total de desenvolvimento da linguagem oral (não acompanhada de tentativas para compensar através de modos alternativos de comunicação, tais como gestos ou mímica);
(b) Nos sujeitos com um discurso adequado, uma acentuada incapacidade na competência para iniciar ou manter uma conversação com os outros;
(c) Uso estereotipado ou repetitivo da linguagem ou linguagem idiossincrática;
(e) Ausência de jogo realista espontâneo, variado, ou de jogo social imitativo adequado ao nível de desenvolvimento;
3 – Padrões de comportamento, interesses e atividades restritos, repetitivos e estereotipados, que se manifestam pelo menos por uma das seguintes características:
(a) Preocupação absorvente por um ou mais padrões estereotipados e restritivos de interesses que resultam anormais, quer na intensidade quer no objetivo;
(b) Adesão, aparentemente inflexível, a rotinas ou rituais específicos, não funcionais;
(c) Maneirismos motores estereotipados e repetitivos (por exemplo, sacudir ou rodar as mãos ou dedos ou movimentos complexos de todo o corpo);
(d) Preocupação persistente com partes de objetos.
B. Atraso ou funcionamento anormal em pelo menos uma das seguintes áreas, com início antes dos três anos de idade: (1) interação social, (2) linguagem usada na comunicação social (3), jogo simbólico ou imaginativo.
C. A perturbação não é melhor explicada pela presença de uma Perturbação de Rett ou Perturbação Desintegrativa da Segunda Infância.
O transtorno de Asperger obedece aos mesmos critérios de diagnóstico do autismo, mas não apresenta atrasos na linguagem nem atrasos cognitivos significativos nos primeiros 3 anos de vida.
Fonte: DSM-IV-TR, Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais, 4ª ed., Texto Revisto, Lisboa, Climepsi Editores, 2002)
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