educação inclusiva ocupa um lugar de destaque nos actuais discursos pedagógicos e de política educativa. Contudo, as práticas nas escolas confrontam-se com vários obstáculos: como construir uma escola inclusiva? Como potenciar a aprendizagem de todos? Em particular, como lidar no concreto com os vários tipos de incapacidades e dificuldades educativas? Em Portugal está-se a fazer o suficiente neste domínio? Devem as escolas diferenciar mais ou menos as experiências educativas?
Uma investigadora inglesa, dedicada ao estudo de práticas inclusivas, sintetizará as experiências do seu país e o que se pode aprender com elas. Um especialista português falará sobre como ensinar para que todos possam aprender. Ambos tentarão responder à questão: o que tem sido a inclusão nas escolas e como poderá ela ser melhorada?
INSCRIÇÕES ABERTAS
ENTRADA LIVRE
MEDIANTE PRÉ-INSCRIÇÃO
15 out 14h30
Faro, Grande Auditório da Universidade do Algarve
16 out 17h30
Lisboa, Torre do Tombo
Oradores:
David Rodrigues
David Rodrigues é Professor Catedrático na Universidade Portucalense, Presidente da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial e diretor da Revista “Educação Inclusiva”. Professor de Educação Especial, doutorou-se em 1987 e obteve o título de “Agregado” em 1999. Lecionou em várias universidades portuguesas (Porto, Lisboa, Coimbra e Açores) e estrangeiras (e.g. KU Lovaina, UNICAMP). Trabalhou em projetos internacionais para a UNESCO e Handicap International. É conferencista convidado em vários países: Espanha, França, RU, Rússia, Brasil e Colômbia. Publicou 30 livros e dezenas de artigos científicos sobre Educação Especial e Inclusão. Recebeu o Prémio de Investigação “União Latina” em 2007 e a medalha de Mérito da Pró – Inclusão (2013).
Felicity Armstrong
Felicity Armstrong é Professora Emérita de Educação no Instituto de Educação da Universidade de Londres. Tem experiência como professora, supervisora e chefe de equipa em vários sectores da educação. Os seus interesses de investigação focam-se na educação inclusive, a natureza e prática da elaboração de políticas educativas, estruturas e práticas em educação, investigação transcultural e transdisciplinar, etnografia e investigação sobre os profissionais.
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