quarta-feira, 1 de outubro de 2014

FUNDAÇÃO EDP APOIA RASTREIO DO DALTONISMO A CRIANÇAS


“Incluir sem Discriminar!” é o mote desta iniciativa dirigida a cerca de 1000 crianças de diversas escolas. O rastreio é promovido pela ColorADD e realiza-se entre 9 e 12 de outubro, no festival Greenfest. Esta ação conta com o apoio da Fundação EDP, que privilegia a inclusão pela saúde pediátrica como um dos seus principais focos de investimento social.
O daltonismo é uma alteração congénita, diagnosticada apenas em 1974, que limita a capacidade de distinção de cores. Num mundo onde a comunicação é cada vez mais visual e gráfica, aumenta o potencial de exclusão social das pessoas afectadas por esta patologia. As implicações são inúmeras e começam a manifestar-se, por norma, nos primeiros anos de escola quando a criança demonstra uma escolha considerada desadequada das cores. Ao longo da vida, o daltonismo tem implicação em decisões de compra e de selecção (no caso da roupa, por exemplo), pode ser um factor de impedimento profissional por questões de segurança (piloto de aviões, por exemplo) e de limitação social (em alguns países, como no Brasil, as pessoas daltónicas não podem conduzir).
 Ao sensibilizar a comunidade para esta questão do daltonismo e promover o conceito “Incluir sem Discriminar!”, a ColorADD procura diminuir possíveis constrangimentos sociais nas pessoas que sofrem de daltonismo.
ColorAdd é um sistema de identificação de cores desenvolvido para ajudar a minorar os constrangimentos das pessoas afetadas pelo daltonismo, um código pioneiro e inclusivo desenvolvido pelo empreendedor social português Miguel Neiva. Considerado pela revista brasileira "Galileu" como uma das 40 inovações que vão mudar o mundo, o ColorADD recebeu já diversas distinções, entre as quais o primeiro lugar nos Prémios Europeus Mobile for Good e a Medalha de Ouro comemorativa do 50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem (2012), entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário