A câmara de Torres Vedras lançou hoje um programa cultural destinado a crianças com necessidades educativas especiais, com o objetivo de contribuir para a sua inclusão e para a criação de novos públicos nos espetáculos da cidade.
“No serviço educativo, surgiu a necessidade de dar uma atenção especial a estas crianças”, disse a vereadora da Cultura, Ana Umbelino, à agência Lusa.
O programa denominado “Sentir Especial” insere-se na lógica de políticas inclusivas que a autarquia tem vindo a adotar, como a criação do gabinete de apoio à deficiência visual e a disponibilização de meios para crianças invisuais assistirem a espetáculos.
A autarca explicou que o “Sentir Especial”, agora anunciado, foi precedido de uma fase experimental entre janeiro e junho deste ano, durante a qual contou a participação de 30 famílias com crianças com necessidades educativas especiais.
Com o programa, a autarquia espera ir ao encontro de muitas mais, uma vez que existem quatro centenas de crianças com necessidades especiais a frequentar as escolas do concelho.
Outro dos objetivos passa por “criar novos públicos” no Teatro-Cine e biblioteca municipal da cidade, locais que vão receber as ofertas culturais do “Sentir Especial”, sobretudo nas áreas da música, literatura, dança e teatro.
O programa arranca dia 27, com o espetáculo de dança “Sexto Sentido, no Teatro-Cine.
Lusa/Torres Vedras Web
Sem comentários:
Enviar um comentário