domingo, 14 de setembro de 2014

COMO LIDAR COM UM CEGO...

... NO DIA A DIA


 

  • Quando falar com uma pessoa cega trate-a qualquer cidadão comum.
  • Fale-lhe diretamente e não por interposta pessoa.
  • Empregue um tom de voz natural e não pense que ele tem algum grau de surdez.
  • Não se coíba de usar as palavras: cego e cegueira.
  • Evite expressões de piedade.
  • Evite expressões de espanto quando um cego executar uma das muitas tarefas usuais do dia-a-dia.

    ... NA SALA DE AULA

    • Ler em voz alta enquanto escreve no quadro ou depois.
    • Proporcionar informações verbais que permitam ao aluno aperceber-se dos acontecimentos que ocorram na sala de aula.
    • Alertar o aluno sempre que ocorram mudanças na disposição da sala.
    • Usar giz ou marcadores com uma cor que contraste com a cor do quadro.
    • Evitar os reflexos da luz no quadro e na superfície de trabalho.
    • Não posicionar o aluno de frente para uma fonte de luz (natural ou artificial, como por exemplo, a janela).
    • Colocar o aluno num lugar da sala de aula que lhe proporcione um melhor campo de visão, ainda que implique a alteração sempre que se julgue pertinente (mudança de luz solar, tarefas a realizar ou utilização de ajudas óticas).
    • Alternar as tarefas que exigem maior esforço visual com atividades tácteis e de apelo à memória.
    • Assegurar-se que o aluno necessita de iluminação adicional (candeeiro de luz fria ou branca).
    • Verificar se as condições de iluminação são as adequadas (intensidade, tipo e direccionalidade da fonte de luz).
    • Atribuir ao aluno tempo necessário para que possa realizar tarefas que exijam um grande esforço visual, nomeadamente a leitura. 

    Sem comentários:

    Enviar um comentário