Ler em voz alta enquanto escreve no quadro ou depois.
Proporcionar informações verbais que permitam ao aluno aperceber-se dos acontecimentos que ocorram na sala de aula.
Alertar o aluno sempre que ocorram mudanças na disposição da sala.
Usar giz ou marcadores com uma cor que contraste com a cor do quadro.
Evitar os reflexos da luz no quadro e na superfície de trabalho.
Não posicionar o aluno de frente para uma fonte de luz (natural ou artificial, como por exemplo, a janela).
Colocar o aluno num lugar da sala de aula que lhe proporcione um melhor campo de visão, ainda que implique a alteração sempre que se julgue pertinente (mudança de luz solar, tarefas a realizar ou utilização de ajudas óticas).
Alternar as tarefas que exigem maior esforço visual com atividades tácteis e de apelo à memória.
Assegurar-se que o aluno necessita de iluminação adicional (candeeiro de luz fria ou branca).
Verificar se as condições de iluminação são as adequadas (intensidade, tipo e direccionalidade da fonte de luz).
Atribuir ao aluno tempo necessário para que possa realizar tarefas que exijam um grande esforço visual, nomeadamente a leitura.
Sem comentários:
Enviar um comentário