quarta-feira, 24 de setembro de 2014

ESCALAS DE IDENTIFICAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: CARACTERÍSTICAS DO COMPORTAMENTO

DESENHO-DE-UMA-SALA-DE-AULA-COM-CNCO-ALUNOS-SENTADOS-EM-FILA-NA-FRENTE-DE-UM-QUADRO-COM-ALGO-ESCRITO.jpg
Na hora de realizarmos um parecer de um aluno, devemos abordar algumas áreas que são vitais para o processo de escolarização como a compreensão auditiva, linguagem falada, orientação espacial e temporal, área psicomotora e a socialização. Estas áreas se dividem em aspectos específicos que devem ser mensurados para que possa traçar um perfil das capacidades e potencialidades dos alunos e as áreas que devem ser mais trabalhadas.
1. COMPREENSÃO AUDITIVA:
COMPREENSÃO DO SIGNIFICADO DAS PALAVRAS:
- nível extremamente imaturo de compreensão;
- dificuldade em captar o significado da palavra simples, má compreensão de palavras de acordo com o seu nível de escolaridade;
- boa captação do vocabulário próprio para a sua idade e escolaridade;
- compreensão do vocabulário no seu nível de escolaridade;
- compreensão do vocabulário de nível superior, compreende muitas palavras;
EXECUÇÃO DAS INSTRUÇÕES:
- incapaz de seguir instruções, confunde sempre;
- segue habitualmente, instruções simples, mas necessita muitas vezes de reforço individual;
- segue instruções familiares e pouco complexas;
- segue instruções extensas e prolongadas;
- excepcionalmente dotado em lembrar e seguir instruções;
COMPREENSÃO DE DISCUSSÕES NA AULA:
- incapaz de seguir e compreender discussões em aula, sempre desatento;
- ouve mas raramente percebe bem, muitas vezes divaga;
- ouve e segue discussões em conformidade com a escolaridade e idade;
- compreende bem e tira conclusões nas discussões;
- participa das discussões; mostra boa compreensão da informação discutida;
RETENÇÃO DA INFORMAÇÃO:
- pouca capacidade de evocar; fraca memória;
- retém ideias simples e instruções repetidas;
- retenção normal de informação, memória adequada à idade e ao nível de escolaridade;
- retém informações de várias fontes; boa evocação quer imediata quer remota;
- memória superior para pormenores do conteúdo;
2. LINGUAGEM FALADA:
VOCABULÁRIO:
- usa sempre vocabulário pobre e imaturo;
- vocabulário limitado, substantivos simples, com poucas palavras precisas e descritivas;
- vocabulário adequado a idade e ao grupo de escolaridade;
- Vocabulário acima da média; usa palavras descritivas e precisas;
- alto nível de vocabulário; utiliza palavras complexas;
GRAMÁTICA:
- usa frases incompletas com erros gramaticais;
- usa frequentemente frases incompletas com numerosos erros gramaticais;
- construção gramatical correta; poucos erros no uso de preposições, tempos verbais e pronomes;
- linguagem oral acima da média; raros erros gramaticais;
- utiliza sempre frases gramaticais corretas;
MEMÓRIA VERBAL:
- incapaz de recordar a palavra exata;
- exprime-se com hesitação na utilização da palavra;
- ocasionalmente procura a palavra correta, recorda a palavra adequada para a sua idade e escolaridade;
- acima da média, raramente hesita na palavra;
- fala sempre bem, nunca hesita ou substitui palavras;
RELATO DE EXPERIÊNCIAS:
- incapaz de contar uma história compreensível;
- dificuldade de relatar ideias com seqüência lógica;
- na média, adequada para a sua idade e escolaridade;
- acima da média, relata bem os fatos e as ideias;
- excepcional, relata ideias de uma maneira lógica e significativa;
FORMULAÇÕES DE IDEIAS:
- incapaz de relatar fatos isolados;
- dificuldade em relatar fatos isolados, ideias incompletas e dispersas;
- frequentemente relata fatos com significado e adequados à sua idade e grau de escolaridade;
- acima da média, relata bem os fatos e ideias;
- excepcional, relata sempre fatos com propriedade;
3. ORIENTAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL:
APRECIAÇÃO DO TEMPO:
- falha na apreciação do tempo, sempre atrasado e confuso;
- fraca concepção de tempo, tende a se perder no tempo, frequentemente atrasado;
- apreciação do tempo dentro da média e adequada à idade;
- pontual e atrasado só com razão justificada;
- realiza corretamente as tarefas no tempo, bem planejadas e organizadas;
ORIENTAÇÃO ESPACIAL:
- sempre confuso, incapaz de se orientar na escola, no recreio e na vizinhança;
- perde-se frequentemente em locais relativamente familiares;
- movimenta-se em locais familiares, capacidade média para a idade;
- acima da média, raramente se perde ou se confunde;
- boa adaptação a novas situações e ambientes, nunca se perde;
APRECIAÇÃO DAS RELAÇÕES (GRANDE/PEQUENO):
- apreciações sempre inadequadas;
- apresenta-se algumas vezes confuso;
- dentro da média, usa noções de esquerda/direita, norte/sul;
- perfeito, mas não generaliza para novas situações;
- apreciações muito precisas, fora do normal e generaliza para novas situações;
APRECIAÇÃO DE DIREÇÕES:
- altamente confuso, incapaz de distinguir esquerda/direita, norte/sul;
- apresenta-se algumas vezes confuso;
- dentro da média, usa noções de esquerda/direita, norte/sul;
- bom sentido de direção e raramente se confunde;
- excelente sentido de direção;
4. PSICOMOTRICIDADE:
COORDENAÇÃO DINÂMICA GERAL:
- coordenação muito pobre, movimentos pesados e exagerados;
- abaixo da média, desajeitado;
- dentro da média, ágil;
- acima da média, boa realização de atividades motoras;
- coordenação excelente;
EQUILÍBRIO:
- mau equilíbrio;
- controle abaixo da média;
- controle médio para a idade;
- controle acima da média em atividades de equilíbrio;
- excelente equilíbrio;
DESTREZA MANUAL:
- destreza manual imperfeita;
- desajeitado, abaixo da média;
- boa manipulação, destreza adequada para a sua idade;
- destreza acima da média;
- destreza excelente, rápida manipulação com novo material;
5. SOCIALIZAÇÃO:
COOPERAÇÃO:
- interrupções contínuas na sala de aula, incapaz de inibir e controlar respostas;
- perdas freqüentes de atenção, freqüentes intervenções fora a sua vez;
- espera a sua vez, comportamento adequado à sua idade e escolaridade;
- acima da média, coopera bem;
- excelente aptidão, coopera sem o esforço do adulto;
ATENÇÃO:
- nunca está atento, muito distraído;
- raramente ouve, frequentemente alterada;
- atenção adequada à sua idade e escolaridade;
- atenção acima da média, quase sempre atento;
- sempre atento nos aspectos importantes e por longo período de tempo;
ORGANIZAÇÃO:
- bastante desorganizado, muito desleixado;
- frequentemente desorganizado no momento de trabalhar, inexato e descuidado;
- mantém uma organização média de trabalho, cuidadoso;
- acima da média em organização, organiza e completa bem o trabalho;
- bem organizado, realiza o trabalho com meticulosidade;
SITUAÇÕES NOVAS:
- extremamente excitável, perde totalmente o controle;
- hiper-reações freqüentes, dificuldade em enfrentar situações novas;
- adaptação adequada, dificuldades em situações novas;
- adaptação fácil, rápida e com confiança;
- excelente adaptação, manifesta iniciativa e independência;
ACEITAÇÃO SOCIAL:
- rejeitado pelos outros;
- tolerado pelos outros;
- aceito pelos outros, adequado à sua idade e escolaridade;
- bem aceito pelos outros;
- procurado pelos outros;
RESPONSABILIDADE:
- rejeita a responsabilidade, nunca toma iniciativas;
- evita a responsabilidade, aceitação limitada do papel adequado à sua idade;
- aceita a responsabilidade de forma adequada à sua idade e escolaridade;
- responsabilidade acima da média, gosta de responsabilidades, tem iniciativa e é voluntário;
- procura responsabilidade, quase sempre toma iniciativa com entusiasmo;
CUMPRIMENTO DE TAREFAS:
- nunca acaba mesmo com ajuda;
- algumas vezes termina mas com ajuda;
- finaliza as tarefas, realização adequada das tarefas;
- realização acima da média, completa as tarefas sem pressa;
- completa sempre as tarefas sem supervisão;
AJUSTAMENTO/ DISCERNIMENTO:
- sempre impertinente;
- desrespeita os sentimentos alheios;
- discernimento médio, por vezes comportamento social desajustado;
- adaptado socialmente, comportamento raramente desajustado;
- sempre adaptado, comportamento nunca é desajustado;

Fonte:http://atividadeparaeducacaoespecial.com/inclusao-escalas-de-identificacao-das-dificuldades-de-aprendizagem-caracteristicas-do-comportamento/

Sem comentários:

Enviar um comentário