quarta-feira, 10 de junho de 2015

Uma em cada 30 crianças do concelho de Braga sofre de ambliopia

fonte: Correio do Minho


Uma em cada 30 crianças do concelho de Braga é portadora de Ambliopia moderada a grave, caracterizada pela diminuição da acuidade visual de um ou dos dois olhos. A patologia é também conhecida por ‘olho preguiçoso’, devido ao facto do mesmo não se ter desenvolveu adequadamente na infância.
Os dados são do Projecto Pimpolho, um projecto pioneiro a nível nacional, que resulta de uma parceria entre o Hospital e Câmara Municipal de Braga e que envolveu, de Maio de 2014 a Maio de 2015, 881 de 71 Jardins-de-Infância públicos e privados do concelho, com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos de idade. Os resultados deste estudo foram apresentados ontem, no Hospital de Braga, pelos promotores da iniciativa.
Semanalmente, durante este ano, 30 crianças foram avaliadas numa consulta oftalmológica de prevenção da Ambliopia. Sandra Guimarães, médica do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Braga e responsável pelo projecto, explicou que este é um processo de avaliação “não invasivo” e essencial para a detecção deste problema que passa muitas vezes despercebido a pais e educadores.
Das 881 crianças avaliadas, 42 foram detectadas com Ambliopia. Destes, 29 eram casos de Ambliopia moderada a grave e 19 de Ambliopia ligeira. Além desta patologia, foram ainda detectados outras patologias associadas à visão.
Todas as crianças portadoras de Ambliopia estão a ser acompanhadas pela unidade bracarense.

Sandra Guimarães refere que se não for detectada e tratada na infância, a patologia pode afectar para sempre a saúde e qualidade d e vida das crianças. Sendo tratável até aos 60 meses, o tratamento torna-se menos eficaz depois desta faixa etária. “O ideal é a criança ser tratada antes dos cinco anos de idade”, diz a médica, acrescentando que o tratamento pode atingir os 100% quando respeitado este período. Se tal não aconteceu pode acarretar cegueira, baixa visão ou visão subnormal, não passível de se corrigida para o resto da vida.
Refira-se que, a nível mundial, a prevalência da doença é de 1,4%, sendo a causa principal de baixa visão e cegueira na criança.
João Ferreira, presidente da Comissão Executiva do Hospital de Braga, referiu que esta é mais uma das iniciativas de resultam da parceria com a autarquia bracarense no âmbito da prevenção. “É nossa responsabilidade zelar pela saúde do concelho. Seremos sempre parceiros, com a câmara e outras entidades, que pretendam levar a cabo iniciativas do género”.
O presidente da câmara de Braga, que também marcou presença na apresentação deste primeiro ano do Projecto Pimpolho, frisou que a iniciativa constituiu uma boa ilustração do espírito de parceria entre a câmara e o hospital.
Ricardo Rio disse ainda que o projecto “é também uma demonstração do compromisso que as entidades têm para como bem-estar da população”, enaltecendo o papel do Hospital de Braga que investiu recursos neste projecto que não tem qualquer retorno económico.
O autarca sublinhou também o carácter “verdadeiramente inovador” do projecto que é único no país e que, além da Ambliopia, permite detectar outras patologias associadas à visão.

Sem comentários:

Enviar um comentário