sábado, 13 de junho de 2015

DGE | Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais: O Caso dos Centros de Recursos para a Inclusão

Capa do relatório

Capa do relatório
Desde 2008 que Portugal dispõe de uma rede nacional de Centros de Recursos para a Inclusão (CRI), devidamente acreditados para o efeito, que têm como desígnio apoiar as escolas no processo de inclusão das crianças e jovens com deficiências e incapacidades, em parceria com as estruturas da comunidade, no que respeita ao acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer, à participação social e à vida autónoma, promovendo o máximo potencial de cada indivíduo.
Transcorrido um significativo período de implementação do novo modelo de educação inclusiva, onde os CRI desempenham um papel essencial, importava proceder a uma avaliação da ação dos CRI nesse contexto.
O presente estudo teve assim como principal objetivo efetuar uma avaliação externa que permitisse:
• Avaliar o impacto da prestação de serviços dos CRI no apoio à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE);
• Identificar os fatores facilitadores/barreiras ao funcionamento dos CRI;
• Avaliar a adequação dos recursos físicos, humanos e financeiros que lhes estão afetos.



Ficha Técnica
Título: Avaliação das Políticas Públicas - Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais: O Caso dos Centros de Recursos para a Inclusão (Relatório final)
Autor / Coordenação Técnica: Jerónimo de Sousa, Andreia Mota, Joana Dolgner, Pedro Teixeira e Sérgio Fabela (CRPG)
Editor: Direção Geral de Educação, novembro de 2014

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