sábado, 6 de junho de 2015

Angola: Surto de oncocercose já cegou 20 pessoas em município de Luanda


Surto de oncocercose já cegou 20 pessoas em município de Luanda


Uma equipa de 25 profissionais de saúde foi deslocada para o município da Quiçama, na província de Luanda, para investigar um surto de oncocercose que já provocou cegueira a mais de duas dezenas de pessoas.


De acordo com informação oficial divulgada pela direção de saúde pública do Governo Provincial de Luanda, estão no terreno enfermeiros, médicos, epidemiologistas e técnicos do programa de luta antivectorial.

Além do tratamento aos doentes afetados em 2015, esta equipa de profissionais de saúde pública está igualmente a recolher amostras, nomeadamente da água, para posterior análise no Laboratório Nacional de Saúde Pública.

Transmitida por uma mosca preta, denominada "zimúlio", a oncocercose é geralmente encontrada em regiões próximas de rios e com vegetação abundante, provocando igualmente infeções na pele, que se manifestam pela despigmentação e prurido persistente, sendo conhecida precisamente por "cegueira dos rios", pela sua consequência mais gravosa.

De acordo com dados da Programa Africano de Luta Contra a Oncocercose (APOC), esta doença coloca em risco - pela cegueira - mais de 2,5 milhões de pessoas em 44 municípios de Angola, sendo endémica em nove das suas 18 províncias.

O Governo angolano tem em execução oito projetos sob direção comunitária, que cobrem mais de 3.240 comunidades endémicas, apoiadas pela Organização Mundial de Saúde e o APOC.

Entre 2005 e 2010, Angola beneficiou de uma contribuição financeira do APOC, para combater esta doença, na ordem dos 1,3 milhões de dólares (1,1 milhões de euros).
 

Sem comentários:

Enviar um comentário