O SEU FILHO PRECISA DE SER TOCADO
AS MÃOS VÊEM... COMPREENDEM... FALAM...
O desenvolvimento das mãos é fundamental para o seu filho. É a partir daí que ele vai agarrar, explorar, entrar em contacto com o mundo que o rodeia. É importante que todos os bebés levem a mão à boca. Se o seu filho não o fez... brinque com ele, levando uma das mãos à boca, depois a outra, falando-lhe sempre do que as mãos vão tocando: os lábios, os dentes, a língua. Esta aprendizagem é o ponto de partida para muitos movimentos necessários à alimentação. É através das mãos que o seu filho vai, tomando conhecimento do seu próprio corpo, e do mundo que o rodeia. Primeiro são as experiências tácteis com mãe (a exploração do seu corpo) depois com os objectos por ela fornecidos. As mãos que exploram a cara da mãe, juntam outras impressões sensitivas da mãe, com a experiência táctil. As brincadeiras com os dedos, que acontecem nos bebés que vêem, podem não acontecer espontaneamente. Temos de ajudá-lo a juntar as mãos na linha média, isto é, levar a que as duas mãos se encontrem à frente do corpo. Mas como?
Faça brincadeiras com o seu filho ao colo, de modo a que as mãos se juntem ao meio. As mãos do bebé no biberão ligam a experiência agradável de estar ao colo da mãe ao prazer de comer. Quando a criança, já se senta, coloque-lhe à frente uma bandeja com brinquedos. A bandeja será, um lugar de encontro de objectos interessantes. Procurar e localizar é o papel dos olhos nas crianças visuais. No caso das crianças cegas será o desenvolvimento das mãos, o mais importante para que ela venha a ser capaz de ver.
As mãos da criança cega, devem servir para muitas coisas: têm de procurar coisas constante e persistentemente; têm de se dar conta de todos os detalhes como a forma, o peso, as qualidades de textura. Além disto têm de servir como as mãos de todas as crianças, para agarrar, segurar e manipular. Isso é pesado! Isso é quadrado!
O CORPO... O ESPAÇO...
Deitado... Sentado... Em pé... É natural que o seu filho, goste mais de estar deitado. Isso dá-lhe mais segurança. Como pode ver, o apoio do corpo é menor à medida que o espaço diminui. É aí que a insegurança aumenta.
BRINCAR COM O CORPO
Um bebé que vê, rapidamente encontra por si só interesses que o levam a desenvolver vários movimentos como virar-se para o lado, levantar a cabeça, rebolar, rolar sobre si mesmo, o que é o ponto de partida para posteriores aquisições: sentar, gatinhar, pôr-se de pé, andar, etc. O seu filho não vê. Vamos descobrir outra forma de lhe fornecer interesses, que lhe permitam passar por estas fases. Mas como? Para estimular o controlo da cabeça e do pescoço, pode por exemplo:
1.º Quando ele estiver deitado coloque-lhe debaixo da cabeça qualquer objecto que produza som.
2.º Deitá-lo de barriga para baixo, o que o obrigará a mexer-se. Para tornar esta posição mais interessante pode por exemplo, colocar papéis amarrotados debaixo do lençol. O mais pequeno movimento de qualquer parte do corpo produzirá som.
Ponha sempre, vários objectos à volta do seu filho. Ele descobrirá que sozinho, pode provocar sons. Coloque nos braços e nas pernas pulseiras sonoras (por exemplo, guizos). 0 seu bebé começará a perceber que é o seu braço e a sua perna que mexem.
O seu filho só está interessado nas coisas com as quais está em contacto. Todas as outras coisas simplesmente não existem.
Se o seu filho já se senta (mesmo com apoio), coloque-lhe à frente um alguidar com vários objectos. O seu filho passará depois à posição de pé. Dê-lhe muita segurança. Pendure uma barra com objectos sonoros na parte de cima do parque. Ele quererá agarrar os objectos adquirindo a posição de pé.
Se o seu filho, na posição de barriga para baixo, já levanta o tronco, apoiando-se nas mãos. Se já é capaz de seguir a direcção do som, está apto a gatinhar. No entanto há muitos bebés que não gatinham, e o seu filho pode perfeitamente vir a andar sem passar por esta fase. A pouco e pouco o seu filho começará com a sua ajuda a deslocar os braços e as pernas para a direita e para a esquerda, quer dizer, ele já é capaz de andar de lado com apoio. É chegado o momento de andar.
A criança que vê, rapidamente se interessa pelo movimento, porque quer agarrar um objecto colocado mais além. O seu filho precisa de mais estímulos para atingir esta fase. Inicie com ele a marcha... Comece por lhe dar as mãos, colocando-se à frente dele. Ponha-se atrás dele, colocando as suas mãos debaixo dos braços do seu filho. É normal que ele fique parado. Ponha então os seus pés junto dos deles e inicie a marcha... Vá diminuindo o seu apoio à medida que o seu filho é capaz de o fazer sozinho. Transforme esta actividade numa brincadeira... coloque os objectos preferidos a uma certa instância...Com o início da marcha, o seu filho adquire um grande número de experiências que o informarão da possibilidade de deslocação das pessoas e dos objectos.
Ele aprende:
- a seguir o som através do movimento;
- que ao deslocar-se na direcção da voz da mãe ou do pai, vai poder agarrá-los. O seu filho já se desloca sozinho. Não faça mudanças de móveis sem que o tenha antes avisado.
ESPAÇO... O BRINQUEDO...
Nos primeiros meses, o seu filho, precisa que o espaço que o rodeia, seja bem limitado, para que tenha uma certa protecção e segurança. Se nestes primeiros meses o seu filho teve oportunidade de sentir o seu próprio corpo, em várias posições... Se as suas mãos brincaram com diversos brinquedos de formas e sons diferentes... Vai começar a interessar-se pelo espaço imediato à sua volta. Ficará assim, apto para se movimentar, num espaço mais largo, logo que tome consciência dos interesses fora do seu alcance imediato...Depois dos pais e das pessoas de quem gosta, são os brinquedos que ajudam a criança a fazer descobertas importantes, sobre si mesmo, sobre o seu corpo e sobre as qualidades dos objectos. Desde muito cedo, o seu filho mostrará interesse pelos brinquedos. Nas primeiras semanas poderá colocar-lhe no berço brinquedos leves, macios e que produzam som ao mais pequeno movimento do bebé. À medida que o bebé cresce, vamos introduzindo brinquedos comuns: bolas, rocas, guizos, bonecos que provoquem som, etc.. Estes brinquedos, para além do prazer, unem o interesse táctil com o som. E não são os brinquedos caros que são bons. Ele ficará contente com as panelas, uma lata com feijão dentro, pratos, etc..Se o seu filho deixou cair um objecto, não lho dê logo. Leve a mão da criança na direcção do lugar onde está esse objecto. A pouco e pouco ele explorará o espaço à procura do objecto "perdido" e ganhará noções de distância:
- O carro está dentro da caixa. Vamos tirar o carro da caixa e meter lá as bolas.
- O carro caiu no chão. Está debaixo da mesa. Apanha-o e põe-o em cima da mesa.
- Dá o jogo à Lili, que está na tua frente.
Ele precisa ter a noção das diferentes posições espaciais: DENTRO, FORA; ATRÁS, À FRENTE; EM CIMA, EM BAIXO; e mais tarde... ESQUERDA e DIREITA...
Crie no seu filho hábitos de arrumação. Arranje espaços certos para todas as coisas: os brinquedos; a roupa; os sapatos.
ALIMENTAÇÃO
A introdução dos alimentos - sumos, purés, sólidos - deve ser feita exactamente nas mesmas idades do bebé que vê. Quando poderá o meu filho comer sozinho? Todas as crianças começam por comer com os dedos. O seu filho, mais do que qualquer outra criança, deve ter oportunidade de colocar alimentos na sua própria boca com as mãos. Isto lhe dará mais informações sobre a comida. Deixe que o seu filho conheça os alimentos com as mãos, ao mesmo tempo que lhe vai dizendo os nomes deles. A auto-estimulação com as mãos, é um óptimo jogo e também, uma esplêndida maneira de praticar a apreensão de pequenos objectos, que lhe virá a ser útil noutras situações... O bebé que vê, cedo começa a querer agarrar a colher, o prato, o copo. O seu filho pode ter dificuldade em perceber os movimentos que lhe permitem levar a colher cheia de comida à boca. Ensine-lhe esses movimentos. Talvez porque é mais simples, mais limpo, e o seu filho nunca o exigiu, você nunca pensou que é importante ensinar este movimento na altura em que ele é mais natural, isto é, quando ele tem já capacidade de agarrar e segurar objectos. Nesta altura, deixe-o, segurar o prato, a colher e o copo.
NÃO SE ESQUEÇA DE LHE FALAR DO SABOR DOS ALIMENTOS.
- Toma a caneca.
- O bacalhau está salgado.
- Hum, o leite está doce.
Se encorajar o seu filho, ele rapidamente começa a querer agarrar o copo e a colher. Dê-lhe para as mãos um copo. Primeiro só com um pouco de leite, guiando-lhe os movimentos das mãos até chegar a boca. Logo que a criança se consiga sentar, pode utilizar comida que se possa comer com as mãos (bolachas, pão, etc.) Deverá ser posta num tabuleiro colocado à sua frente. Mostre ao seu filho o prato vazio. À medida que o enche, diga-lhe sempre o que vai comer.
- Vamos, agora deitar as ervilhas...
- Vamos descascar a pêra.
- Vamos agora lavar a boca. Não se esqueça de dar sinal de que acabou de comer.
BANHO
- Agora estamos a lavar a tua barriga.
- Agora estamos a lavar a cabeça.
NOTA: Tenha sempre em atenção a temperatura da água do banho do seu filho. A água muito quente, pode prejudicar o tacto e a água demasiado fria é-lhe desagradável.
VESTUÁRIO: O seu filho deve, desde muito cedo, colaborar nos movimentos do despir e do vestir: levantar os braços para tirar a camisola... subir a camisola, agarrando em baixo... Inicialmente tire-lhe as meias até ao calcanhar, ele puxará o resto.
NOTA: À medida que o veste ou despe, não se esqueça de dizer os nomes das diferentes peças de vestuário. Relacione com o tempo...:
"Hoje faz frio. Vamos vestir esta camisola de lã."
Em relação ao seu filho todas estas actividades devem obedecer a um horário rígido. Uma criança que vê, facilmente relaciona a noite com o sono, o dia com o acordar, etc. O seu filho precisa seguir rituais ao longo do dia, para que se possa aperceber, que há um tempo determinado para cada coisa.
O OUVIDO (O QUE OUVE)...
Desde muito cedo o seu filho começou a ouvir uma infinidade de sons (a voz e os passos dos pais, portas a abrir e a fechar, o rádio, a televisão, o telefone, etc). A criança que vê, rapidamente se apercebe das causas dos sons. O seu filho precisa de experimentar, de receber informações verbais do que se está a passar: "A Maria fechou a porta."
FALE-LHE SEMPRE
À medida que o seu filho começa a explorar, duma forma mais pormenorizada os objectos, ele começa a escutar atentamente os sons produzidos por estes e a criar outros sons através dos movimentos voluntários das mãos. Mais tarde, o objecto pode-lhe ser apresentado, fazendo ruído com ele, ou dando pancadas leves no objecto com um dedo, antes de lho darmos para a mão. Se o fizer, desenvolverá no seu filho o sentido de orientação pelo ouvido e a capacidade de atingir objectos através do som. Aproveite todas as situações para o desenvolvimento auditivo. Fale constantemente com o seu filho:
- A mãe está a fazer a sopa ao Nuno.
- A Maria está a cantar.
Tenha o cuidado de informar sempre o seu filho da presença de familiares ou amigos:
"Olha Nuno, chegou a tia Joana com o Pedro."
Dê-lhe informações acerca dos cheiros:
"Estamos no Jardim. Ai, que cheirinho a flores."
Quando sair com o seu filho, para a rua, fale-lhe do tempo, da temperatura: "Está a chover. Vamos abrir o guarda-chuva e apertar o casaco."
Fale-lhe também, dos ruídos que se ouvem:
"É um camião." "É o ruído de uma enxada."
Não se aproxime, nem deixe que se aproximem do seu filho sem lhe falar. Não lhe dê um objecto para a mão sem referir o nome:
"Toma, isto é uma pedra."
"Dá-me a mão."
"Que abraço tão forte!!!"
DEIXE-O... BRINCAR... CONVERSAR... CONVIVER.
- Pedro, está é a Sra. Ana.
- Apresento-te, o Sr. e a Sra. Fernandes e o Sr. Manuel.
- O parque é grande e há muitos meninos a brincar: no baloiço e no escorrega.
- Estamos no mercado e está muita gente.
NOTA FINAL
O seu filho já percorreu um determinado caminho... teve mais facilidades em adquirir certas noções... mais dificuldade em adquirir outras...
Precisou de mais tempo para conseguir compreender e fazer algumas coisas... realizou outras rapidamente...
Mas não acaba aqui. O seu filho vai continuar o caminho...
Reforce sempre o que ele faz de positivo. O sucesso gera sucesso.
E se alguma vez não souber a melhor maneira de ensinar o seu filho, numa determinada tarefa... TAPE OS SEUS OLHOS E EXPERIMENTE... Poderá encontrar a maneira mais acertada de o fazer compreender.
E... CONTEM CONNOSCO... juntos encontraremos a melhor maneira de dar ao seu filho, as oportunidades de desenvolvimento, a que ele tem direito.
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