Com os alunos com deficiência visual trabalhar esta área é muito importante para que possam adquirir autonomia e a sua independência.
Apresento o modo como planifico esta área curricular específica (documento que fica anexo ao PEI). No final de cada período faço a avaliação.
Para quem não se sentir à vontade nesta area, este vídeo é bastante útil (vídeo orientação e mobilidade)
Espero ter ajudado!
Bom trabalho
ÁREA: Orientação e Mobilidade
|
||||||||||
|
||||||||||
Competências Gerais
|
Competências Específicas
|
1.º período
|
2.º período
|
3.º período
|
||||||
A
|
E
|
NA
|
A
|
E
|
NA
|
A
|
E
|
NA
|
||
Conceitos
corporais
|
Conhecimento
dos movimentos corporais
|
|||||||||
Identificação
da imagem corporal e da direccionalidade
|
||||||||||
Conceitos
espaciais
|
Consciencialização
e movimentação no espaço dos objectos
|
|||||||||
Consciencialização
e movimentação no espaço geográfico
|
||||||||||
Consciencialização
e movimentação no espaço abstracto
|
||||||||||
Conceitos
de medida
|
Consciencialização
e aplicação das noções de distância
|
|||||||||
Consciencialização
e aplicação das noções de quantidade
|
||||||||||
Consciencialização
e aplicação das noções de tempo
|
||||||||||
Consciencialização
e aplicação das noções de tamanho
|
||||||||||
Consciencialização
e aplicação das noções de largura e comprimento
|
||||||||||
Conceitos
espaciais que indicam acções
|
Consciencialização
e realização dos movimentos sobre o eixo de uma volta em graus
|
|||||||||
Consciencialização
e realização das acções espaciais
|
||||||||||
Consciencialização
e realização das posições corporais
|
||||||||||
Conceitos
ambientais / ambientais topográficos
|
Conhecimento
de conceitos relacionados com a Orientação e Mobilidade e com os percursos
(interiores e exteriores)
|
|||||||||
Conhecimentos
de conceitos que auxiliem a compreensão do espaço através de pontos de
referência
|
||||||||||
Conceitos
de texturas
|
Percepção
das características específicas de cada textura
|
|||||||||
Conceitos de temperatura
|
Aplicação
dos conceitos de temperatura nas tarefas / vivências do quotidiano
|
|||||||||
Audição
|
Reprodução
e memorização de sons
|
|||||||||
Percepção
da distância e da profundidade dos sons
|
||||||||||
Realização
de escuta selectiva de um som
|
||||||||||
Identificação
e memorização de pontos de referência
|
||||||||||
Tacto activo
|
Identificação
e exploração activa de objectos
|
|||||||||
Identificação
e memorização de pontos de referência
|
||||||||||
Captação
de informação pelos receptores térmicos
|
||||||||||
Aplicação
na técnica de bengala
|
||||||||||
Cinestesia / Proprioceptividade
|
Realização
de posturas corporais conscientes
|
|||||||||
Realização
de movimentos corporais conscientes
|
||||||||||
Memória Muscular
|
Realização
de movimentos automáticos
|
|||||||||
Sentido vestibular
|
Captação
de informações sobre a posição vertical do corpo
|
|||||||||
Captação
de informações sobre os componentes rotatórios e lineares dos movimentos
sobre o eixo de uma volta em graus
|
||||||||||
Olfacto
|
Identificação
e memorização de odores
|
|||||||||
Identificação
e memorização de pontos de referência
|
||||||||||
Baixa Visão
|
Estimulação
do resíduo visual
|
|||||||||
Identificação
e localização de referências visuais
|
||||||||||
Discriminação
de diferentes referências visuais
|
||||||||||
Reprodução
e memorização de referências visuais
|
||||||||||
Identificação
e memorização de pontos de referência
|
||||||||||
Técnicas de Protecção
|
Realização
da técnica de protecção inferior
|
|||||||||
Realização
da técnica de protecção superior
|
||||||||||
Realização
da técnica de protecção mista
|
||||||||||
Técnicas de Exploração
|
Realização
do seguimento de paredes
|
|||||||||
Realização
do enquadramento
|
||||||||||
Realização
do enquadramento com tomada de direcção
|
||||||||||
Localização
de objectos
|
||||||||||
Familiarização
de ambientes novos
|
||||||||||
Procura
activa de pontos de referência
|
||||||||||
Técnicas de Guia
|
Realização
do contacto inicial e pega
|
|||||||||
Realização
de uma correcta posição relativamente ao guia
|
||||||||||
Realização
da técnica de passagem estreita
|
||||||||||
Realização
da técnica de troca de braço
|
||||||||||
Realização
da técnica de face-a-face
|
||||||||||
Realização
da técnica de escadas
|
||||||||||
Realização
da técnica de portas
|
||||||||||
Realização
da técnica da entrada de automóveis
|
||||||||||
Realização
da técnica da aproximação a cadeira e sentar-se com / sem mesa
|
||||||||||
Realização
de técnica de recusa de ajuda
|
||||||||||
Saber
ensinar as técnicas a pessoas não guia
|
Sem comentários:
Enviar um comentário