quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Áreas curriculares específicas: Orientação e mobilidade


  Com os alunos com deficiência visual trabalhar esta área é muito importante para que possam adquirir autonomia e  a sua independência.

 Apresento o modo como planifico esta área curricular específica  (documento que fica anexo ao PEI). No final de cada período faço a avaliação.
Para quem não se sentir à vontade nesta area, este vídeo é bastante útil  (vídeo orientação e mobilidade)
Espero ter ajudado!
Bom trabalho

ÁREA: Orientação e Mobilidade
 
 
 
Competências Gerais
Competências Específicas
1.º período
2.º período
3.º período
A  
E
NA
A  
E
NA
A  
E
NA
 
Conceitos corporais
Conhecimento dos movimentos corporais
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Identificação da imagem corporal e da direccionalidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Conceitos espaciais
Consciencialização e movimentação no espaço dos objectos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Consciencialização e movimentação no espaço geográfico
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Consciencialização e movimentação no espaço abstracto
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Conceitos de medida
Consciencialização e aplicação das noções de distância
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Consciencialização e aplicação das noções de quantidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Consciencialização e aplicação das noções de tempo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Consciencialização e aplicação das noções de tamanho
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Consciencialização e aplicação das noções de largura e comprimento
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Conceitos espaciais que indicam acções
Consciencialização e realização dos movimentos sobre o eixo de uma volta em graus
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Consciencialização e realização das acções espaciais
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Consciencialização e realização das posições corporais
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Conceitos ambientais / ambientais topográficos
Conhecimento de conceitos relacionados com a Orientação e Mobilidade e com os percursos (interiores e exteriores)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Conhecimentos de conceitos que auxiliem a compreensão do espaço através de pontos de referência
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Conceitos de texturas
Percepção das características específicas de cada textura
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Conceitos de temperatura
 
Aplicação dos conceitos de temperatura nas tarefas / vivências do quotidiano
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Audição
Reprodução e memorização de sons
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Percepção da distância e da profundidade dos sons
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Realização de escuta selectiva de um som
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Identificação e memorização de pontos de referência
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Tacto activo
Identificação e exploração activa de objectos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Identificação e memorização de pontos de referência
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Captação de informação pelos receptores térmicos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Aplicação na técnica de bengala
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cinestesia / Proprioceptividade
Realização de posturas corporais conscientes
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Realização de movimentos corporais conscientes
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Memória Muscular
Realização de movimentos automáticos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sentido vestibular
Captação de informações sobre a posição vertical do corpo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Captação de informações sobre os componentes rotatórios e lineares dos movimentos sobre o eixo de uma volta em graus
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Olfacto
Identificação e memorização de odores
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Identificação e memorização de pontos de referência
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Baixa Visão
Estimulação do resíduo visual
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Identificação e localização de referências visuais
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Discriminação de diferentes referências visuais
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Reprodução e memorização de referências visuais
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Identificação e memorização de pontos de referência
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Técnicas de Protecção
Realização da técnica de protecção inferior
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Realização da técnica de protecção superior
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Realização da técnica de protecção mista
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Técnicas de Exploração
Realização do seguimento de paredes
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Realização do enquadramento
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Realização do enquadramento com tomada de direcção
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Localização de objectos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Familiarização de ambientes novos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Procura activa de pontos de referência
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Técnicas de Guia
Realização do contacto inicial e pega
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Realização de uma correcta posição relativamente ao guia
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Realização da técnica de passagem estreita
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Realização da técnica de troca de braço
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Realização da técnica de face-a-face
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Realização da técnica de escadas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Realização da técnica de portas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Realização da técnica da entrada de automóveis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Realização da técnica da aproximação a cadeira e sentar-se com / sem mesa
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Realização de técnica de recusa de ajuda
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Saber ensinar as técnicas a pessoas não guia
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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