terça-feira, 22 de outubro de 2013

Areas curriculares especificas: Informática Adaptada (teclado do computador)


Se é certo que as tecnologias da informação e da comunicação poderão constituir um poderoso meio potenciador do sucesso pessoal do indivíduo portador de deficiência visual, nomeadamente no que toca ao seu sucesso escolar, profissional e social, não é menos verdade que, para isso, se torna necessário que esse indivíduo receba, no momento próprio,uma preparação cuidada e orientada por alguém competente e com prática de utilização dos meios específicos adequados.



Desde logo, o deficiente visual precisa de conhecer o teclado do computador: o nome de cada tecla, e a sua função a sua localização. Depois, tem que saber utilizar ambas as mãos e todos os dedos, conhecendo as funções que competem a cada dedo, por forma a não se "perder" na "floresta" de teclas que constituem o teclado de qualquer computador e a adquirir destreza, domínio, segurança e velocidade satisfatória na execução das diversas operações inerentes à utilização dos meios informáticos e, bem assim, na escrita de documentos.
 
 

TECLADO DO COMPUTADOR

  

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

_______ Período

Identificar no teclado do computador:

NT

NA

EA

A

Zona alfanumérica

 

 

 

 

 

Zona numérica

 

 

 

 

 

Zona de navegação

 

 

 

 

 

Zona das funções

 

 

 

 

 

Legenda: NT: não trabalhado; NA: não adquirido; EA: em aquisição; A: adquirido
 


TECLADO DO COMPUTADOR

 





 

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

_______ Período

Identificar no teclado do computador:

NT

NA

EA

A

Teclas guia (F e J)

 

 

 

 

 

Sector da mão direita e da mão esquerda

 

 

 

 

 

Sector a que corresponde a cada dedo da mão direita e da mão esquerda

 

 

 

 

 


Legenda: NT: não trabalhado; NA: não adquirido; EA: em aquisição; A: adquirido


 


TECLADO DO COMPUTADOR



 


 

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

_______ Período

FILA SUPERIOR (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 0, °, ¡, ", @, #, $, %, &, /, (, ), =, ¿, ¡)

NT

NA

EA

A

Conhecer com que dedo e de que mão se deve pressionar a cada tecla

 

 

 

 

Digitar com todos os dedos de ambas as mãos.

 

 

 

 

Realizar exercícios para memorizar a localização de cada tecla

 

 

 

 

Realizar exercícios para desenvolver a habilidade de digitação dos sinais de pontuação.

 

 

 

 

FILA DOMINANTE (Q, W, E, R, T, Y, U, I, O, P)

NT

NA

EA

A

Conhecer com que dedo e de que mão se deve pressionar a cada tecla.

 

 

 

 

Digitar com todos os dedos de ambas as mãos

 

 

 

 

Realizar exercícios para memorizar a localização de cada tecla.

 

 

 

 

FILA GUIA (A, S, D, F, G, H, J, K, L, Ç)

NT

NA

EA

A

Conhecer com que dedo e de que mão se deve pressionar a cada tecla.

 

 

 

 

Digitar com todos os dedos de ambas as mãos

 

 

 

 

Realizar exercícios para memorizar a localização de cada tecla.

 

 

 

 

FILA INFERIOR (Z, X, C, V, B, N, M, COMA, PONTO)

NT

NA

EA

A

Conhecer com que dedo e de que mão se deve pressionar a cada tecla.

 

 

 

 

Digitar com todos os dedos de ambas as mãos

 

 

 

 

Realizar exercícios para memorizar a localização de cada tecla.

 

 

 

 

LETRAS MAIÚSCULAS

NT

NA

EA

A

Conhecer com que dedo e de que mão se deve pressionar a cada tecla.

 

 

 

 

Digitar com todos os dedos de ambas as mãos

 

 

 

 

Realizar exercícios para memorizar a localização de cada tecla.

 

 

 

 

Realizar exercícios para desenvolver a habilidade de digitação de letras maiúsculas

 

 

 

 

LETRAS ACENTUADAS

NT

NA

EA

A

Conhecer com que dedo e de que mão se deve pressionar a cada tecla.

 

 

 

 

Digitar com todos os dedos de ambas as mãos

 

 

 

 

Realizar exercícios para memorizar a localização de cada tecla.

 

 

 

 

Realizar exercícios para desenvolver a habilidade de digitação de letras acentuadas (á, é, í, ó, ú).

 

 

 

 

PALAVRAS CURTAS

NT

NA

EA

A

Conhecer com que dedo e de que mão se deve pressionar a cada tecla.

 

 

 

 

Digitar com todos os dedos de ambas as mãos

 

 

 

 

Realizar exercícios para desenvolver a habilidade de digitação de letras palavras curtas.

 

 

 

 

FRASES CURTAS

NT

NA

EA

A

Conhecer com que dedo e de que mão se deve pressionar a cada tecla.

 

 

 

 

Digitar com todos os dedos de ambas as mãos

 

 

 

 

Realizar exercícios para desenvolver a habilidade de digitação de frases curtas.

 

 

 

 


Legenda: NT: não trabalhado; NA: não adquirido; EA: em aquisição; A: adquirido







TECLADO DO COMPUTADOR

 

 

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

_______ Período

FILA SUPERIOR (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 0, °, ¡, ", @, #, $, %, &, /, (, ), =, ¿, ¡)

NT

NA

EA

A

Conhecer com que dedo e de que mão se deve pressionar a cada tecla

 

 

 

 

Digitar com todos os dedos de ambas as mãos.

 

 

 

 

Realizar exercícios para memorizar a localização de cada tecla

 

 

 

 

Realizar exercícios para desenvolver a habilidade de digitação dos sinais de pontuação.

 

 

 

 

FILA DOMINANTE (Q, W, E, R, T, Y, U, I, O, P)

NT

NA

EA

A

Conhecer com que dedo e de que mão se deve pressionar a cada tecla.

 

 

 

 

Digitar com todos os dedos de ambas as mãos

 

 

 

 

Realizar exercícios para memorizar a localização de cada tecla.

 

 

 

 

FILA GUIA (A, S, D, F, G, H, J, K, L, Ç)

NT

NA

EA

A

Conhecer com que dedo e de que mão se deve pressionar a cada tecla.

 

 

 

 

Digitar com todos os dedos de ambas as mãos

 

 

 

 

Realizar exercícios para memorizar a localização de cada tecla.

 

 

 

 

FILA INFERIOR (Z, X, C, V, B, N, M, APÓSTROFO, PONTO)

NT

NA

EA

A

Conhecer com que dedo e de que mão se deve pressionar a cada tecla.

 

 

 

 

Digitar com todos os dedos de ambas as mãos

 

 

 

 

Realizar exercícios para memorizar a localização de cada tecla.

 

 

 

 

LETRAS MAIÚSCULAS

NT

NA

EA

A

Conhecer com que dedo e de que mão se deve pressionar a cada tecla.

 

 

 

 

Digitar com todos os dedos de ambas as mãos

 

 

 

 

Realizar exercícios para memorizar a localização de cada tecla.

 

 

 

 

Realizar exercícios para desenvolver a habilidade de digitação de letras maiúsculas

 

 

 

 

LETRAS ACENTUADAS

NT

NA

EA

A

Conhecer com que dedo e de que mão se deve pressionar a cada tecla.

 

 

 

 

Digitar com todos os dedos de ambas as mãos

 

 

 

 

Realizar exercícios para memorizar a localização de cada tecla.

 

 

 

 

Realizar exercícios para desenvolver a habilidade de digitação de letras acentuadas (á, é, í, ó, ú).

 

 

 

 

PALAVRAS CURTAS

NT

NA

EA

A

Conhecer com que dedo e de que mão se deve pressionar a cada tecla.

 

 

 

 

Digitar com todos os dedos de ambas as mãos

 

 

 

 

Realizar exercícios para desenvolver a habilidade de digitação de letras palavras curtas.

 

 

 

 


Legenda: NT: não trabalhado; NA: não adquirido; EA: em aquisição; A: adquirido


 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário