Se é certo que as tecnologias da informação e da comunicação poderão constituir um poderoso meio potenciador do sucesso pessoal do indivíduo portador de deficiência visual, nomeadamente no que toca ao seu sucesso escolar, profissional e social, não é menos verdade que, para isso, se torna necessário que esse indivíduo receba, no momento próprio,uma preparação cuidada e orientada por alguém competente e com prática de utilização dos meios específicos adequados.
Desde logo, o deficiente visual precisa de conhecer o teclado do computador: o nome de cada tecla, e a sua função a sua localização. Depois, tem que saber utilizar ambas as mãos e todos os dedos, conhecendo as funções que competem a cada dedo, por forma a não se "perder" na "floresta" de teclas que constituem o teclado de qualquer computador e a adquirir destreza, domínio, segurança e velocidade satisfatória na execução das diversas operações inerentes à utilização dos meios informáticos e, bem assim, na escrita de documentos.
TECLADO DO
COMPUTADOR
| ||||
| ||||
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
|
_______
Período
| |||
Identificar
no teclado do computador:
|
NT
|
NA
|
EA
|
A
|
Zona alfanumérica
|
|
|
|
|
Zona numérica
|
|
|
|
|
Zona de navegação
|
|
|
|
|
Zona das funções
|
|
|
|
|
Legenda: NT: não trabalhado; NA:
não adquirido; EA: em aquisição; A: adquirido
|
TECLADO DO
COMPUTADOR
| |||||
| |||||
COMPETÊNCIAS
A DESENVOLVER
|
_______
Período
| ||||
Identificar
no teclado do computador:
|
NT
|
NA
|
EA
|
A
| |
Teclas guia (F e J)
|
|
|
|
| |
Sector
da mão direita e da mão esquerda
|
|
|
|
| |
Sector a que corresponde a cada dedo da mão direita
e da mão esquerda
|
|
|
|
| |
|
TECLADO DO
COMPUTADOR
| |||||
| |||||
COMPETÊNCIAS
A DESENVOLVER
|
_______
Período
| ||||
FILA
SUPERIOR (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 0, °, ¡, ", @, #, $, %, &, /,
(, ), =, ¿, ¡)
|
NT
|
NA
|
EA
|
A
| |
Conhecer com que dedo e de que mão se deve
pressionar a cada tecla
|
|
|
|
| |
Digitar
com todos os dedos de ambas as mãos.
|
|
|
|
| |
Realizar exercícios para memorizar a localização de
cada tecla
|
|
|
|
| |
Realizar
exercícios para desenvolver a habilidade de digitação dos sinais de
pontuação.
|
|
|
|
| |
FILA
DOMINANTE (Q, W, E, R, T, Y, U, I, O, P)
|
NT
|
NA
|
EA
|
A
| |
Conhecer com que dedo e de que mão se deve
pressionar a cada tecla.
|
|
|
|
| |
Digitar com todos os dedos de ambas as
mãos
|
|
|
|
| |
Realizar
exercícios para memorizar a localização de cada tecla.
|
|
|
|
| |
FILA
GUIA (A, S, D, F, G, H, J, K, L, Ç)
|
NT
|
NA
|
EA
|
A
| |
Conhecer com que dedo e de que mão se deve
pressionar a cada tecla.
|
|
|
|
| |
Digitar com todos os dedos de ambas as
mãos
|
|
|
|
| |
Realizar
exercícios para memorizar a localização de cada tecla.
|
|
|
|
| |
FILA
INFERIOR (Z, X, C, V, B, N, M, COMA, PONTO)
|
NT
|
NA
|
EA
|
A
| |
Conhecer com que dedo e de que mão se deve
pressionar a cada tecla.
|
|
|
|
| |
Digitar com todos os dedos de ambas as mãos
|
|
|
|
| |
Realizar
exercícios para memorizar a localização de cada tecla.
|
|
|
|
| |
LETRAS
MAIÚSCULAS
|
NT
|
NA
|
EA
|
A
| |
Conhecer com que dedo e de que mão se deve
pressionar a cada tecla.
|
|
|
|
| |
Digitar com todos os dedos de ambas as mãos
|
|
|
|
| |
Realizar
exercícios para memorizar a localização de cada tecla.
|
|
|
|
| |
Realizar exercícios
para desenvolver a habilidade de digitação de letras maiúsculas
|
|
|
|
| |
LETRAS
ACENTUADAS
|
NT
|
NA
|
EA
|
A
| |
Conhecer com que dedo e de que mão se deve
pressionar a cada tecla.
|
|
|
|
| |
Digitar com todos os dedos de ambas as mãos
|
|
|
|
| |
Realizar
exercícios para memorizar a localização de cada tecla.
|
|
|
|
| |
Realizar exercícios para
desenvolver a habilidade de digitação de letras acentuadas (á, é, í, ó, ú).
|
|
|
|
| |
PALAVRAS
CURTAS
|
NT
|
NA
|
EA
|
A
| |
Conhecer com que dedo e de que mão se deve
pressionar a cada tecla.
|
|
|
|
| |
Digitar com todos os dedos de ambas as mãos
|
|
|
|
| |
Realizar exercícios para
desenvolver a habilidade de digitação de letras palavras curtas.
|
|
|
|
| |
FRASES
CURTAS
|
NT
|
NA
|
EA
|
A
| |
Conhecer com que dedo e de que mão se deve
pressionar a cada tecla.
|
|
|
|
| |
Digitar com todos os dedos de ambas as mãos
|
|
|
|
| |
Realizar exercícios para desenvolver
a habilidade de digitação de frases curtas.
|
|
|
|
| |
|
TECLADO DO
COMPUTADOR
| |||||
| |||||
COMPETÊNCIAS
A DESENVOLVER
|
_______ Período
| ||||
FILA
SUPERIOR (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 0, °, ¡, ", @, #, $, %, &, /,
(, ), =, ¿, ¡)
|
NT
|
NA
|
EA
|
A
| |
Conhecer com que dedo e de que mão se deve
pressionar a cada tecla
|
|
|
|
| |
Digitar
com todos os dedos de ambas as mãos.
|
|
|
|
| |
Realizar exercícios para memorizar a localização de
cada tecla
|
|
|
|
| |
Realizar
exercícios para desenvolver a habilidade de digitação dos sinais de
pontuação.
|
|
|
|
| |
FILA
DOMINANTE (Q, W, E, R, T, Y, U, I, O, P)
|
NT
|
NA
|
EA
|
A
| |
Conhecer com que dedo e de que mão se deve pressionar
a cada tecla.
|
|
|
|
| |
Digitar com todos os dedos de ambas as
mãos
|
|
|
|
| |
Realizar
exercícios para memorizar a localização de cada tecla.
|
|
|
|
| |
FILA
GUIA (A, S, D, F, G, H, J, K, L, Ç)
|
NT
|
NA
|
EA
|
A
| |
Conhecer com que dedo e de que mão se deve
pressionar a cada tecla.
|
|
|
|
| |
Digitar com todos os dedos de ambas as
mãos
|
|
|
|
| |
Realizar
exercícios para memorizar a localização de cada tecla.
|
|
|
|
| |
FILA
INFERIOR (Z, X, C, V, B, N, M, APÓSTROFO, PONTO)
|
NT
|
NA
|
EA
|
A
| |
Conhecer com que dedo e de que mão se deve pressionar
a cada tecla.
|
|
|
|
| |
Digitar com todos os dedos de ambas as mãos
|
|
|
|
| |
Realizar
exercícios para memorizar a localização de cada tecla.
|
|
|
|
| |
LETRAS
MAIÚSCULAS
|
NT
|
NA
|
EA
|
A
| |
Conhecer com que dedo e de que mão se deve
pressionar a cada tecla.
|
|
|
|
| |
Digitar com todos os dedos de ambas as mãos
|
|
|
|
| |
Realizar
exercícios para memorizar a localização de cada tecla.
|
|
|
|
| |
Realizar exercícios
para desenvolver a habilidade de digitação de letras maiúsculas
|
|
|
|
| |
LETRAS
ACENTUADAS
|
NT
|
NA
|
EA
|
A
| |
Conhecer com que dedo e de que mão se deve
pressionar a cada tecla.
|
|
|
|
| |
Digitar com todos os dedos de ambas as mãos
|
|
|
|
| |
Realizar
exercícios para memorizar a localização de cada tecla.
|
|
|
|
| |
Realizar exercícios para
desenvolver a habilidade de digitação de letras acentuadas (á, é, í, ó, ú).
|
|
|
|
| |
PALAVRAS
CURTAS
|
NT
|
NA
|
EA
|
A
| |
Conhecer com que dedo e de que mão se deve
pressionar a cada tecla.
|
|
|
|
| |
Digitar com todos os dedos de ambas as mãos
|
|
|
|
| |
Realizar exercícios para
desenvolver a habilidade de digitação de letras palavras curtas.
|
|
|
|
| |
|
Sem comentários:
Enviar um comentário