A leitura é tátil, usa-se a ponta dos dedos. Usa-se a mão esquerda para auxiliar no posicionamento da linha e a direita para leitura, isto é, com o dedo da mão esquerda lê-se as primeiras letras/palavras e retorna ao início da linha, enquanto que com o dedo da mão direita continua a leitura e ao terminar a linha, vai ao encontro da mão esquerda que posicionará para a próxima linha. Não existe regra, usa-se o dedo com mais sensibilidade.
Recursos para aprender e ensinar Braille:
Jogo interativo
- Aprender Braille Braille Virtual.
Fontes Braille para baixar
Braille Fácil para baixar
Mais documentos:
Grafia Braille - Língua Portuguesa
Grafia Braille - Matemática
Grafia Braille - Informática
Grafia Braille - Música
SUB-ÁREA: Braille
|
||||
Competências Gerais
|
Competências Específicas
|
__º
período
|
||
A
|
E
|
NA
|
||
Desenvolver
a percepção táctil e motora para refinar a habilidade motora fina e adquirir
flexibilidade de punho e destreza dos dedos
|
Descrever,
discriminar superfícies; tamanhos; formas; posições e texturas.
|
|||
Fazer
jogos de encaixe, enfiar e desenfiar contas.
|
||||
Tampar
e abrir frascos.
|
||||
Empilhar/desempilhar
e construir objectos.
|
||||
Abotoar
e desabotoar.
|
||||
Fazer
e desfazer nós.
|
||||
Montagem
e desmontagem de construções.
|
||||
Pintar
e modelar com as mãos.
|
||||
Amassar
plasticina, fazer rolinhos com ela e trabalhar bolinhas de massa.
|
||||
Realizar
actividades de classificação de objectos familiares grandes, introduzindo-se
gradualmente outros pequenos.
|
||||
Virar
páginas de cadernos com a ponta dos dedos; destacar tiras de papel,
previamente pontilhadas.
|
||||
Trabalhar
conceitos de diferente, igual; grande, pequeno.
|
||||
Recolher
com as pontas dos dedos: grãos; palitos; pregos sem ponta; clipes; folhas de
papel.
|
||||
Utilizar
de forma correta a máquina
|
Colocar
e tirar a folha de papel.
|
|||
Fazer
a mudança de linha; parágrafo.
|
||||
Paginar
as folhas.
|
||||
Saber
a localização dos pontos Braille e a sua transposição no teclado Braille.
|
||||
Posicionar
correctamente os dedos de ambas as mãos no teclado Braille.
|
||||
Movimentar
ambas as mãos, da esquerda para a direita
|
||||
Controlar
a pressão dos dedos sobre o teclado Braille
|
||||
Identificar/reconhecer
a célula Braille
|
Discriminar
pontos em diferentes posições.
|
|||
Encontrar
signos iguais e diferentes.
|
||||
Contornar
a lápis pontos.
|
||||
Posicionar
os antebraços sobre a mesa com os punhos ligeiramente elevados para
proporcionar apoio adequado às mãos. Os dedos devem estar ligeiramente
curvados.
|
||||
Tactear
símbolos Braille para aprender a avançar da esquerda para a direita e o
inverso no princípio da linha seguinte.
|
||||
Utilizar
a posição adequada no teclado Braille.
|
||||
Controlar
a pressão dos dedos sobre os pontos Braille procurando que seja
progressivamente mais suave.
|
||||
Saber
que a composição dos pontos 1,2,3,4 e 5 forma o grupo de letras de A a J.
|
||||
Saber
que ao acrescentar o ponto 3 ao grupo das letras de A a J é formado o grupo
de letras K a T.
|
||||
Saber
que ao acrescentar o ponto 6 ao grupo das letras de K a T é formado o grupo
de letras Ú a Ú.
|
||||
Saber
que ao retirar o ponto 3 ao grupo das letras de K a T é formado o grupo de
letras  a W.
|
||||
Conhecer
a composição da Grafia Braille da Língua Oficial Portuguesa
|
Escrever
vogais
|
|||
Escrever
ditongos
|
||||
Escrever
consoantes
|
||||
Escrever
vogais acentuadas
|
||||
Ler
usando o tacto vogais
|
||||
Ler
usando o tacto ditongos
|
||||
Ler
usando o tacto consoantes
|
||||
Ler
usando o tacto vogais acentuadas
|
||||
Associar
letras, fonemas e símbolos às respectivas combinações da célula Braille
|
||||
Escrever palavras
|
||||
Escrever
frases
|
||||
Escrever frases com sinais de pontuação
|
||||
Escrever pequenos textos com sinais de
pontuação
|
||||
Ler
usando o tacto palavras
|
||||
Ler
usando o tacto frases
|
||||
Ler
usando o tacto frases com sinais de pontuação
|
||||
Ler
usando o tacto pequenos textos com
sinais de pontuação
|
||||
Conhecer
Grafia Específica Braille _ Matemática.
|
Saber
que a composição dos pontos 1,2,3,4 e 5 forma o grupo de letras de A a J e
que estes representam os algarismos de um a zero, respectivamente.
|
|||
Escrever
os sinais de número
|
||||
Escrever
os sinais de somar
|
||||
Escrever
os sinais de subtrair
|
||||
Escrever
os sinais de multiplicar
|
||||
Escrever
os sinais de dividir
|
||||
Ler
usando o tacto os sinais de número
|
||||
Ler
usando o tacto os sinais de somar
|
||||
Ler
usando o tacto os sinais de subtrair
|
||||
Ler
usando o tacto os sinais de multiplicar
|
||||
Ler
usando o tacto os sinais de dividir
|
||||
Escrever
operações matemáticas simples utilizando a grafia matemática adquirida
|
||||
Ler
usando o tacto operações matemáticas simples utilizando a grafia matemática
adquirida.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário