segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Áreas curriculares específicas: Braille

Sistema Braille, são sinais formados através de combinações de 6 pontos. Estes pontos são dispostos em duas colunas e três linhas (estrutura matricial), possibilitando 63 + 1(espaço em branco) combinações que representam as letras do abecedário, números, símbolos matemáticos, fonética, musica, química, informática, etc.
A leitura é tátil, usa-se a ponta dos dedos. Usa-se a mão esquerda para auxiliar no posicionamento da linha e a direita para leitura, isto é, com o dedo da mão esquerda lê-se as primeiras letras/palavras e retorna ao início da linha, enquanto que com o dedo da mão direita continua a leitura e ao terminar a linha, vai ao encontro da mão esquerda que posicionará para a próxima linha. Não existe regra, usa-se o dedo com mais sensibilidade.


Recursos para aprender e ensinar Braille:
 
Jogo interativo
Tradutor de Braille online
Fontes Braille para baixar
Braille Fácil para baixar
 
Mais documentos:
Grafia Braille - Língua Portuguesa
Grafia Braille - Matemática
Grafia Braille - Informática
Grafia Braille - Música



SUB-ÁREA: Braille
Competências Gerais
Competências Específicas
__º período
A  
E
NA
Desenvolver a percepção táctil e motora para refinar a habilidade motora fina e adquirir flexibilidade de punho e destreza dos dedos
Descrever, discriminar superfícies; tamanhos; formas; posições e texturas.
 
 
 
Fazer jogos de encaixe, enfiar e desenfiar contas.
 
 
 
Tampar e abrir frascos.
 
 
 
Empilhar/desempilhar e construir objectos.
 
 
 
Abotoar e desabotoar.
 
 
 
Fazer e desfazer nós.
 
 
 
Montagem e desmontagem de construções.
 
 
 
Pintar e modelar com as mãos.
 
 
 
Amassar plasticina, fazer rolinhos com ela e trabalhar bolinhas de massa.
 
 
 
Realizar actividades de classificação de objectos familiares grandes, introduzindo-se gradualmente outros pequenos.
 
 
 
Virar páginas de cadernos com a ponta dos dedos; destacar tiras de papel, previamente pontilhadas.
 
 
 
Trabalhar conceitos de diferente, igual; grande, pequeno.
 
 
 
Recolher com as pontas dos dedos: grãos; palitos; pregos sem ponta; clipes; folhas de papel.
 
 
 
Utilizar de forma correta a máquina
Colocar e tirar a folha de papel.
 
 
 
Fazer a mudança de linha; parágrafo.
 
 
 
Paginar as folhas.
 
 
 
Saber a localização dos pontos Braille e a sua transposição no teclado Braille.
 
 
 
Posicionar correctamente os dedos de ambas as mãos no teclado Braille.
 
 
 
Movimentar ambas as mãos, da esquerda para a direita
 
 
 
Controlar a pressão dos dedos sobre o teclado Braille
 
 
 
Identificar/reconhecer a célula Braille
Discriminar pontos em diferentes posições.
 
 
 
Encontrar signos iguais e diferentes.
 
 
 
Contornar a lápis pontos.
 
 
 
Posicionar os antebraços sobre a mesa com os punhos ligeiramente elevados para proporcionar apoio adequado às mãos. Os dedos devem estar ligeiramente curvados.
 
 
 
Tactear símbolos Braille para aprender a avançar da esquerda para a direita e o inverso no princípio da linha seguinte.
 
 
 
Utilizar a posição adequada no teclado Braille.
 
 
 
Controlar a pressão dos dedos sobre os pontos Braille procurando que seja progressivamente mais suave.
 
 
 
Saber que a composição dos pontos 1,2,3,4 e 5 forma o grupo de letras de A a J.
 
 
 
Saber que ao acrescentar o ponto 3 ao grupo das letras de A a J é formado o grupo de letras K a T.
 
 
 
Saber que ao acrescentar o ponto 6 ao grupo das letras de K a T é formado o grupo de letras Ú a Ú.
 
 
 
Saber que ao retirar o ponto 3 ao grupo das letras de K a T é formado o grupo de letras  a W.
 
 
 
Conhecer a composição da Grafia Braille da Língua Oficial Portuguesa
Escrever vogais
 
 
 
Escrever ditongos
 
 
 
Escrever consoantes
 
 
 
Escrever vogais acentuadas
 
 
 
Ler usando o tacto vogais
 
 
 
Ler usando o tacto ditongos
 
 
 
Ler usando o tacto consoantes
 
 
 
Ler usando o tacto vogais acentuadas
 
 
 
Associar letras, fonemas e símbolos às respectivas combinações da célula Braille
 
 
 
Escrever  palavras
 
 
 
Escrever frases
 
 
 
Escrever  frases com sinais de pontuação
 
 
 
 Escrever pequenos textos com sinais de pontuação
 
 
 
Ler usando o tacto palavras
 
 
 
Ler usando o tacto  frases
 
 
 
Ler usando o tacto frases com sinais de pontuação
 
 
 
Ler usando o tacto  pequenos textos com sinais de pontuação
 
 
 
Conhecer Grafia Específica Braille _ Matemática.
Saber que a composição dos pontos 1,2,3,4 e 5 forma o grupo de letras de A a J e que estes representam os algarismos de um a zero, respectivamente.
 
 
 
Escrever os sinais de número
 
 
 
Escrever os sinais de somar
 
 
 
Escrever os sinais de subtrair
 
 
 
Escrever os sinais de multiplicar
 
 
 
Escrever os sinais de dividir
 
 
 
Ler usando o tacto os sinais de número
 
 
 
Ler usando o tacto os sinais de somar
 
 
 
Ler usando o tacto os sinais de subtrair
 
 
 
Ler usando o tacto os sinais de multiplicar
 
 
 
Ler usando o tacto os sinais de dividir
 
 
 
Escrever operações matemáticas simples utilizando a grafia matemática adquirida
 
 
 
Ler usando o tacto operações matemáticas simples utilizando a grafia matemática adquirida.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário