Esta campanha foi desenvolvida na sequência da divulgação do Relatório da Visão 2020, da Organização Mundial de Saúde, segundo o qual 80% dos casos de cegueira no mundo seriam evitáveis se geridos corretamente[i], incentiva as pessoas a envolverem-se diretamente com a realidade da perda de visão e a experienciar o que significa viver com um problema de diminuição visual. A campanha Set Your Sights é a mais recente iniciativa da Novartis para ajudar a responder às necessidades das pessoas que vivem com doenças que afetam a visão.
“Como líder global na área de doenças da retina, a Novartis tem o orgulho de apoiar o Dia Mundial da Visão, procurando incentivar ainda mais o diálogo entre as pessoas que vivem com condições de baixa visão e a comunidade em geral, gerando um ambiente de compreensão e tolerância”, afirmou David Epstein, responsável da Divisão Farmacêutica da Novartis Pharma AG. “Esta é uma iniciativa importante no meio farmacêutico, que reflete o nosso objetivo de colocar o doente sempre em primeiro lugar. A Novartis reforça o seu papel de líder, não só pelos medicamentos que disponibiliza aos doentes, mas também pela ousadia de recorrer às novas tecnologias para redefinir a forma como a indústria farmacêutica envolve as pessoas com a sua saúde “.
As doenças da retina incluem patologias como a Degenerescência Macular Relacionada com Idade (DMRI), o edema macular diabético (EMD), a oclusão da veia da retina (OVR) e neovascularização coroideia associada a miopia patológica.
Set Your Sights: É uma campanha online interativa que tem como objetivo apoiar as pessoas com doenças da retina e aqueles que deles cuidam, permitindo aos doentes e cuidadores recuperar as suas vidas, ganhar confiança e encontrar inspiração e motivação para procurar o tratamento que lhes permita alcançar uma vida melhor e mais preenchida.
A campanha foi lançada no Dia Mundial da Visão (10 Outubro de 2013) com uma aplicação para Facebook (a Retina App), a qual proporciona uma navegação interativa para promover a consciencialização mundial em torno dos sintomas das doenças da retina e da necessidade de procurar tratamento. Os utilizadores da aplicação vão ter acesso a uma experiência totalmente adaptada à sua realidade, criada através das suas próprias fotografias e dos seus amigos, uma experiência em vídeo que apresenta uma visão muito realista de como poderia ser a sua vida com doença da retina.
O lançamento inclui a criação de páginas dedicadas no Facebook e Twitter.
O Dia Mundial da Visão foi criado, em 1988, pelo Lions Clubs International e por organizações de prevenção da cegueira de todo o mundo. Atualmente, é impulsionado pela Organização Mundial da Saúde e pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira com o objetivo de aumentar a conscientização mundial para a necessidade colocar a cegueira e a deficiência visual entre os grandes problemas de Saúde Pública a nível global. É assinalado todos os anos na segunda quinta-feira de outubro. [fonte: http://deficienciavisual.com.sapo.pt/noticias.htm]
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