quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Áreas curriculares específicas: Daisy

Como planificar as áreas curriculares específicas ?
Em 1.º lugar avaliar o aluno e depois fazer uma planificação de acordo com a necessidade do aluno.

 Com os alunos com deficiência visual trabalho as seguintes áreas: Braille, Orientação e Mobilidade, Daisy, Zoom Text, teclas de atalho, atividades da vida diária, JAWS, Ampliadores de caracteres, Treino de visão e Datilografar no computador. Como são várias as áreas só depois de avaliar cada alunos é que podemos decidir qua será a melhor área a trabalhar com aquele aluno, o que ele necessita para ser autónomo.

Hoje, apresento o modo como planifico as áreas curriculares específicas neste caso Daisy para os meus alunos (documento que fica anexo ao PEI). No final de cada período faço a avaliação.
Para quem não se sentir à vontade com este programa, esta apresentação do Dr Aquilino Rodrigues é bastante acessível (explicação DAISY aqui)
Espero ter ajudado!
Bom trabalho


áreas curriculares específicas
Informática Adaptada, Tecnologias Específicas de Informação e Comunicação:
- Software DAISY
 

Material:
Computador com DAISY
Prof. Clara Monteiro E.E. - 930


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
_______ Período
CONHECER/SABER UTILIZAR O SOFTWARE DAISY
NT
NA
EA
A
Abrir um novo livro de um CD
 
 
 
 
Abrir um novo livro copiado para o computador
 
 
 
 
Carregar o último livro lido ao iniciar a sessão
 
 
 
 
Carregar o último livro lido ao iniciar a sessão
 
 
 
 
Iniciar e parar a leitura
 
 
 
 
Navegar no livro (Ficheiro) usando comandos
 
 
 
 
Navegar no livro (Ficheiro) usando navegação por níveis
 
 
 
 
Localizar uma página
 
 
 
 
Localizar um título
 
 
 
 
Localizar um ponto de navegação
 
 
 
 
Ler conteúdo omissível
 
 
 
 
Selecionar, copiar e colar
 
 
 
 
Localizar todas as ocorrências de uma palavra
 
 
 
 
Localizar uma palavra
 
 
 
 
Ir para um marcador
 
 
 
 
Ver, editar e remover marcadores
 
 
 
 
Abrir um livro lido recentemente
 
 
 
 
Adicionar um livro à sua lista de favoritos
 
 
 
 
Alterar a velocidade da voz de leitura
 
 
 
 
Alterar o volume da voz de leitura
 
 
 
 
Alterar a duração da pausa entre frases
 
 
 
 
Alterar a voz de leitura
 
 
 
 
Alterar o tamanho do texto
 
 
 
 
Alterar as cores
 
 
 
 
Alterar o aspeto do realce
 
 
 
 
Usar o teclado
 
 
 
 
Aprender as teclas de atalho
 
 
 
 
Ler menus, botões e diálogos
 
 
 
 
Utilizar as cores do sistema
 
 
 
 
Conjuga a utilização do sistema Daisy para aleitura dos enunciados e escreve as respostas recorrendo a processador de texto, máquina braille, ou outros meios de escrita
 
 
 
 
Legenda: NT: não trabalhado; NA: não adquirido; EA: em aquisição; A: adquirido

Sem comentários:

Enviar um comentário