Em 1.º lugar avaliar o aluno e depois fazer uma planificação de acordo com a necessidade do aluno.
Com os alunos com deficiência visual trabalho as seguintes áreas: Braille, Orientação e Mobilidade, Daisy, Zoom Text, teclas de atalho, atividades da vida diária, JAWS, Ampliadores de caracteres, Treino de visão e Datilografar no computador. Como são várias as áreas só depois de avaliar cada alunos é que podemos decidir qua será a melhor área a trabalhar com aquele aluno, o que ele necessita para ser autónomo.
Hoje, apresento o modo como planifico as áreas curriculares específicas neste caso Daisy para os meus alunos (documento que fica anexo ao PEI). No final de cada período faço a avaliação.
Para quem não se sentir à vontade com este programa, esta apresentação do Dr Aquilino Rodrigues é bastante acessível (explicação DAISY aqui)
Espero ter ajudado!
Bom trabalho
|
Material:
Computador com
DAISY
|
Prof. Clara
Monteiro E.E. - 930
|
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
|
_______ Período
|
|||
CONHECER/SABER
UTILIZAR O SOFTWARE DAISY
|
NT
|
NA
|
EA
|
A
|
Abrir um novo livro de um CD
|
||||
Abrir um novo livro copiado para o computador
|
||||
Carregar o último livro lido ao iniciar a sessão
|
||||
Carregar o último livro lido ao iniciar a sessão
|
||||
Iniciar e parar a leitura
|
||||
Navegar no livro (Ficheiro) usando comandos
|
||||
Navegar no livro (Ficheiro) usando navegação por níveis
|
||||
Localizar uma página
|
||||
Localizar um título
|
||||
Localizar um ponto de navegação
|
||||
Ler conteúdo omissível
|
||||
Selecionar, copiar e colar
|
||||
Localizar todas as ocorrências de uma palavra
|
||||
Localizar uma palavra
|
||||
Ir para um marcador
|
||||
Ver, editar e remover marcadores
|
||||
Abrir um livro lido recentemente
|
||||
Adicionar um livro à sua lista de favoritos
|
||||
Alterar a velocidade da voz de leitura
|
||||
Alterar o volume da voz de leitura
|
||||
Alterar a duração da pausa entre frases
|
||||
Alterar a voz de leitura
|
||||
Alterar o tamanho do texto
|
||||
Alterar as cores
|
||||
Alterar o aspeto do realce
|
||||
Usar o teclado
|
||||
Aprender as teclas de atalho
|
||||
Ler menus, botões e diálogos
|
||||
Utilizar as cores do sistema
|
||||
Conjuga a utilização do sistema Daisy para aleitura dos
enunciados e escreve as respostas recorrendo a processador de texto, máquina
braille, ou outros meios de escrita
|
||||
Legenda:
NT: não trabalhado; NA: não adquirido; EA: em aquisição; A: adquirido
|
Sem comentários:
Enviar um comentário