Os programas de treino da visão têm, pois, como finalidade maximizar o uso da visão, ensinando a ver.
Basicamente, existem dois tipos de programas: de estimulação da visão e de treino das competências visuais.
Os programas de estimulação visual são essencialmente destinados a crianças em idades muito precoces, quando o sistema visual ainda se encontra em desenvolvimento, podendo também ser utilizados com jovens ou adultos que tenham perdido recentemente a visão (Lueck, 2004).
Este tipo de programas envolve a criação de ambientes estruturados, integrando estímulos visuais seleccionados e controlados de forma a estimular respostas visuais, nomeadamente a consciência e a exploração visual, bem como comportamentos motores guiados pela visão.
Os programas de treino de visão têm como finalidade um uso mais eficiente das competências visuais visuais e básicas (apresentada em baixo), distinguindo-se assim dos programas de estimulação da visão, cujo objectivo é promover o desenvolvimento do sistema visual activando as estruturas visuais neurológicas (Kinds e Moonen, 2002).
Competências visuais e básicas
Fixação (fixating) – olhar para um objecto de forma a que a imagem caia na fóvea, zona central da retina que permite uma melhor visão de detalhe.
Mudança de olhar (shifting gaze) – mudança da fixação de um objecto para a fixação de outro.
Localização (localizing) – consciência da localização de um objecto no ambiente, a partir de pistas visuais, auditivas ou cinestésicas, de modo a poder fixá-lo.
Seguimento (tracking) – capacidade de manter a fixação num objecto em movimento.
Varrimento (scanning) – realização de uma série de sucessivas fixações, de modo a examinar visualmente uma dada área.
Traçado (tracing) – realização de um conjunto de movimentos sacádicos (mudanças rápidas de um ponto de fixação para outro) para seguir com o olhar uma linha de
imagens estáticas.
(Lueck, 2004: 264)
A intervenção não visa desenvolver as competências visuais como um fim em si mesmo, mas sim a sua optimização no âmbito da realização de actividades necessárias ou do interesse da criança ou jovem. Assim, embora as actividades possam por vezes realizar-se em ambientes isolados, para melhor controlar as pistas visuais, dever-se-á, sempre que possível, encorajar o desenvolvimento das competências visuais em actividades de rotina.
SUB-ÁREA: Treino de
visão
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Competências Gerais
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Competências Específicas
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1.º período
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2.º período
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3.º período
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A
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E
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NA
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A
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E
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NA
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A
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E
|
NA
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- Desenvolver a capacidade
de informação sensorial visual (funções ópticas e perceptivas).
- Treinar o movimento
ocular.
- Desenvolver conceitos
relativos ao objecto (discriminação/identificação/reconhecimento /constância
da forma).
- Desenvolver conceitos
relativos à imagem (identificação, discriminação, reconhecimento, constância
da forma, figura de fundo).
- Potenciar as
competências visuais
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Seleccionar
objectos, figuras e símbolos.
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Coleccionar
objectos, figuras e símbolos por características comuns.
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Associar
objectos através de pistas visuais.
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Procurar,
utilizando o seu campo visual, objectos ou figuras.
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Identificar
(através do seu campo visual) objectos ou figuras iguais ao modelo
apresentado.
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Encontrar,
no espaço gráfico limitado, figuras, formas e símbolos idênticos ao modelo
apresentado.
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Fixar
e seguir com o olhar, uma luz que é deslocada dentro do seu campo visual.
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Olhar
fixamente para um objecto que reflecte a luz em movimento.
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Seguir,
com o olhar, a direcção de pessoas que se movimentam.
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Seguir,
com o olhar, a direcção da sua própria mão.
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Fixar
e seguir, com o olhar, um boneco (de mão ou de dedo) que é deslocado.
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Tocar/agarrar
o objecto deslocado a diferentes velocidades dentro do seu campo visual.
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Fazer
deslocações em espaços delineados ou assinalados (com cores, fitas).
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Distinguir
zonas claras (iluminadas) e zonas escuras (sombras).
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Identificar
e nomear objectos.
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Atribuir
qualidades aos objectos (peso / cor / forma / tamanho / material).
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Identificar
semelhanças e diferenças entre objectos.
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Agrupar
objectos que pertençam à mesma classe.
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Reproduzir
sequências de objectos (memória visual).
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Associar
objectos tendo em conta o contorno.
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Identificar
detalhes que tornem semelhantes/diferentes dois objectos.
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Identificar
e nomear objectos representados em imagens.
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Indicar
a utilidade dos objectos representados em imagens
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Identificar
semelhanças/diferenças entre imagens.
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Montar
puzzles de figuras, números, letras ou palavras.
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Identificar
actividades profissionais, desportivas representadas em figuras.
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Identificar
expressões faciais, corporais e gestos sociais em imagens.
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