sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Áreas curriculares específicas: Treino de visão


Os programas de treino da visão têm, pois, como finalidade maximizar o uso da visão, ensinando a ver.
Basicamente, existem dois tipos de programas: de estimulação da visão e de treino das competências visuais.
Os programas de estimulação visual são essencialmente destinados a crianças em idades muito precoces, quando o sistema visual ainda se encontra em desenvolvimento, podendo também ser utilizados com jovens ou adultos que tenham perdido recentemente a visão (Lueck, 2004).
Este tipo de programas envolve a criação de ambientes estruturados, integrando estímulos visuais seleccionados e controlados de forma a estimular respostas visuais, nomeadamente a consciência e a exploração visual, bem como comportamentos motores guiados pela visão.

Os programas de treino de visão têm como finalidade um uso mais eficiente das competências visuais  visuais e básicas (apresentada em baixo), distinguindo-se assim dos programas de estimulação da visão, cujo objectivo é promover o desenvolvimento do sistema visual activando as estruturas visuais neurológicas (Kinds e Moonen, 2002).

Competências visuais e básicas
􀂃 Fixação (fixating) – olhar para um objecto de forma a que a imagem caia na fóvea, zona central da retina que permite uma melhor visão de detalhe.
􀂃 Mudança de olhar (shifting gaze) – mudança da fixação de um objecto para a fixação de outro.
􀂃 Localização (localizing) – consciência da localização de um objecto no ambiente, a partir de pistas visuais, auditivas ou cinestésicas, de modo a poder fixá-lo.
􀂃 Seguimento (tracking) – capacidade de manter a fixação num objecto em movimento.
􀂃 Varrimento (scanning) – realização de uma série de sucessivas fixações, de modo a examinar visualmente uma dada área.
􀂃 Traçado (tracing) – realização de um conjunto de movimentos sacádicos (mudanças rápidas de um ponto de fixação para outro) para seguir com o olhar uma linha de
imagens estáticas.
(Lueck, 2004: 264)

A intervenção não visa desenvolver as competências visuais como um fim em si mesmo, mas sim a sua optimização no âmbito da realização de actividades necessárias ou do interesse da criança ou jovem. Assim, embora as actividades possam por vezes realizar-se em ambientes isolados, para melhor controlar as pistas visuais, dever-se-á, sempre que possível, encorajar o desenvolvimento das competências visuais em actividades de rotina.


SUB-ÁREA: Treino de visão
Competências Gerais
Competências Específicas
1.º período
2.º período
3.º período
A  
E
NA
A  
E
NA
A  
E
NA
- Desenvolver a capacidade de informação sensorial visual (funções ópticas e perceptivas).

- Treinar o movimento ocular.

- Desenvolver conceitos relativos ao objecto (discriminação/identificação/reconhecimento /constância da forma).

- Desenvolver conceitos relativos à imagem (identificação, discriminação, reconhecimento, constância da forma, figura de fundo).

- Potenciar as competências visuais
Seleccionar objectos, figuras e símbolos.









Coleccionar objectos, figuras e símbolos por características comuns.









Associar objectos através de pistas visuais.









Procurar, utilizando o seu campo visual, objectos ou figuras.









Identificar (através do seu campo visual) objectos ou figuras iguais ao modelo apresentado.









Encontrar, no espaço gráfico limitado, figuras, formas e símbolos idênticos ao modelo apresentado.









Fixar e seguir com o olhar, uma luz que é deslocada dentro do seu campo visual.









Olhar fixamente para um objecto que reflecte a luz em movimento.









Seguir, com o olhar, a direcção de pessoas que se movimentam.









Seguir, com o olhar, a direcção da sua própria mão.









Fixar e seguir, com o olhar, um boneco (de mão ou de dedo) que é deslocado.









Tocar/agarrar o objecto deslocado a diferentes velocidades dentro do seu campo visual.









Fazer deslocações em espaços delineados ou assinalados (com cores, fitas).









Distinguir zonas claras (iluminadas) e zonas escuras (sombras).









Identificar e nomear objectos.









Atribuir qualidades aos objectos (peso / cor / forma / tamanho / material).









Identificar semelhanças e diferenças entre objectos.









Agrupar objectos que pertençam à mesma classe.









Reproduzir sequências de objectos (memória visual).









Associar objectos tendo em conta o contorno.









Identificar detalhes que tornem semelhantes/diferentes dois objectos.









Identificar e nomear objectos representados em imagens.









Indicar a utilidade dos objectos representados em imagens









Identificar semelhanças/diferenças entre imagens.









Montar puzzles de figuras, números, letras ou palavras.









Identificar actividades profissionais, desportivas representadas em figuras.









Identificar expressões faciais, corporais e gestos sociais em imagens.









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