Blind children playing hide and seek at Overbrook School for the Blind (1912)
- Explorar os objetos com mãos, pés, corpo, descobrindo a sua textura e consistência
- Fazer uso de esquemas motores secundários: bater, puxar, sacudir, empurrar e levantar objetos de diferentes texturas e consistências
- Explorar os objetos, fazendo movimentos circulares com as mãos para reconhecer o formato e adquirir a noção do todo, associada à indicação visual
- Achar orifícios, detalhes, diferenças nos objetos, através da exploração visual ou tátil
- Oferecer objetos significativos como: talco, desodorante, xampu, embalagens, para reconhecimento e descoberta de uso e função
- Procurar objetos que caíram do lado, embaixo, na frente, atrás do corpo
- Propiciar experiências táteis e auditivas com objetos que façam o aluno sentir-se produtor do som ou do movimento: molas, canudos, bexigas
- Encaixar copos, latas, tampas, empilhar objetos de formatos e tamanhos diferentes, construir formas com esses objetos
- Oferecer objetos para reconhecimento e indicação do seu uso e função: telefone, escova, pente, sapato, carro, boneca, etc.
- Imitar ações e expressões
- Ajudar a descobrir as diferentes maneiras de usar os objetos. Por exemplo: colher serve para comer, sacola serve para colocar compras, brinquedos e roupas
- Explorar simultaneamente a forma, o tamanho e os detalhes dos objetos
- Vivenciar relações espaciais com o corpo e com objetos: entrar e sair de caixa, pneus, tubos
- Puxar, arrastar, empurrar objetos de tamanhos e peso diferentes
- Subir em caixas, cadeiras, mesa, banco, escadas, descobrindo as diferenças de altura, largura, profundidade
- Realizar movimentos atendendo ordens simples: abaixar, subir, pular
- Passar por dentro de arcos, de tubos, de cima para baixo, de baixo para cima, nomeando as posições
- Orientar-se em relação aos colegas: colocar-se à frente do colega na fila, às costas, ao lado
- Deslocar-se em direção ao som, em linha reta, fazendo o trajeto de ir e vir
- Posicionar-se em relação aos colegas, descobrindo pela voz, quem está perto e longe
- Descobrir objetos escondidos em diferentes posições, marcando com som quando está longe ou perto (está frio... está quente .... está esfriando.... está esquentando
- Orientar-se em relação a um objeto: colocar-se ao lado, dentro, fora, em cima
- Localizar e guardar objetos e brinquedos em armário
- Andar sobre cordas em linha reta: cordão de comprimentos diferentes
- Estabelecer sempre os mesmos horários e locais para a rotina desenvolvida, para que a criança possa antecipar, organizar-se e construir o mapa mental
- Vivenciar sequência de ações enfatizando o começo, o meio e o fim
- Andar em passos lentos/ rápidos com marcação rítmica do som
- Caminhar de acordo com duração de apito: curto/longo. Variar com tambor e chocalhos
- Descrever oralmente acontecimentos passados e futuros
- Realizar experiências enfatizando o antes e o depois
- Organizar caixas com sequência de atividades utilizando objetos que representam a ação que vai ser realizada, vivenciando o “agora, antes e depois”
- Familiarização da escola com sondagem do ambiente para identificar “pontos de referências e pistas”
- Utilizar brinquedos como pré-bengala (carrinho de boneca, cavalo de pau, raquete de tênis, etc) para localizar obstáculos
- Localizar janelas, portas e mobiliários da sala
- Caminhar entre os móveis e brinquedos em diferentes direções
- Caminhar no pátio, entre cordas paralelas, colocadas à altura da criança
- Caminhar entre obstáculos (construir caminhos, labirintos, com bloco de madeira, sacos de areia, etc)
- Informar ao aluno se as pessoas, os animais e os carros se aproximam ou se afastam do local comentando o que fazem
- Aproximar-se e afastar-se do aluno falando para que ele perceba se o professor ou colegas estão perto ou longe
- Sentir o calor do sol e os pingos da chuva
- Imitar movimentos e posições do corpo: caminhar, parar, abaixar, levantar, ajoelhar, engatinhar, flexionar braços, mãos e dedos
- Reconhecer objetos por semelhanças e diferenças, fazer pareação
- Separar massas, moedas, pedrinhas, descobrindo atributos semelhantes ou diferentes dos objetos
- Descrever as semelhanças entre os atributos
- Iniciar pequenas “coleções” com todas as crianças criando oportunidades de contagem
- Organizar “sacos surpresas” com objetos variados para que a criança verbalize os atributos desses objetos
- Fazer construções com objetos, sucatas grandes e pequenos
- Vestir e retirar roupas de bonecos de tamanhos diferentes
- Brincar com jogos simbólicos onde a criança vivencie várias situações do cotidiano mudando os papéis (feirinha, supermercado, escola, cabelereira, etc...)
- Preparar a mesa para o lanche, distribuindo os utensílios
- Preparar jogos como: memória com objetos e figuras (diferentes texturas)
- Realizar atividades que permitam à criança nomear objetos, pessoas, animais, plantas, etc...
- Participar de adivinhações simples ( o que é, o que é, através de pistas ou jogos orais)
- Criar histórias a partir de objetos concretos e fatos vividos e ajudar a criança a reproduzi-las
- Cantar músicas que descrevam ações e contenham gestos
- Planejar a rotina diária em conjunto, dando ênfase no que será feito ANTES e DEPOIS
- Fazer massinha de modelar
- Usando as mãos: passar manteiga no pão, torradas, descascar algumas frutas
- Descascar frutas e legumes e identificá-los através de atributos, semelhanças de tamanhos, cores, etc
- Identificar os diferentes tipos de alimentos durante a refeição
- Usar o guardanapo
- Identificar o direito e o avesso das roupas
- Lavar o rosto e pentear os cabelos
- Uso adequado do sanitário
- Aprender a assoar o nariz
- Brincar de tomar banho, ensaboar-se identificando as partes do corpo
- Abotoar e desabotoar botões, colchetes, primeiro em situações lúdicas como despir e vestir bonecos
- Brincadeiras de roda, jogos de tradições orais tais como: cantigas, parlendas, rimas, etc
- Brincadeiras de execução de ordens simples do tipo: O chefinho mandou colocar as mãos no pescoço, cotovelo, joelho, tornozelo, etc...
- Brincar de esconde-esconde onde a criança escondida será identificada por algumas pistas orais
- Jogos com rimas
- Elaborar brinquedos sonoros com sucatas, grãos, sementes .
NOTAS:
− O professor pode indicar algumas destas sugestões para a família como uma forma de participação;
− Utilizar estas sugestões com as outras crianças (videntes), será gratificante para todos;
− O professor pode pedir que as crianças auxiliem o deficiente visual em algumas atividades.
− O professor pode indicar algumas destas sugestões para a família como uma forma de participação;
− Utilizar estas sugestões com as outras crianças (videntes), será gratificante para todos;
− O professor pode pedir que as crianças auxiliem o deficiente visual em algumas atividades.
ﷴ
A maioria dessas atividades foram extraídas do livro :
- O Desenvolvimento integral do portador de deficiência visual: da intervençao precoce à integraçao escolar
- Autor: Marilda Moraes Garcia Bruno
- Editora Newswork, 1993
- Número de páginas 143 páginas
Sem comentários:
Enviar um comentário