fonte: TVI 24
Médica oftalmologista Sara Pinto alertou na TVI24 para as doenças oculares que podem resultar da exposição às substâncias nocivas do tabaco.
Que fumar faz mal quase todos sabem, mas que faz mal à visão poucos imaginam, alertou a médica oftalmologista Sara Pinto, nesta sexta-feira, na TVI24.
“Não parece que as pessoas estejam muito alertadas, mas é muito importante estar, porque o tabaco ao ter substâncias nocivas que entram dentro do nosso organismo vão ser distribuídas por todo o corpo e também no olho. O olho é um órgão muito rico em vasos, muito vascularizado, portanto muito suscetível às alterações provocadas pelas substâncias nocivas do tabaco”, explicou.
Fumar pode, segundo a clínica, agravar doenças como a diabetes ocular e a deiscência macular, uma das principais responsáveis pela cegueira no mundo ocidental.
“Um dos principais efeitos do tabaco é atuar ao nível dos pequenos vasos, o que faz com que todas as doenças do olho, que são provocadas por alterações dos pequenos vasos, sejam mais suscetíveis e até agravadas pelo facto de as pessoas fumarem, como é o caso da diabetes, da deiscência macular, que muitas pessoas não conhecem”, afirmou Sara Pinto.
Não há, porém, uma “relação definida” entre a quantidade de fumo e a cegueira, no entanto “sabe-se que o tabaco é um fator predisponente”, esclareceu a oftalmologista, que não deixa de fora os fumadores passivos nem os espaços onde é permitido fumar, “que aumentam a exposição e o risco”.
Um em cada quatro portugueses fuma
Segundo um inquérito Eurobarómetro, um em cada quarto portugueses (25%) é fumador. Comparando com 2012, são mais dois pontos percentuais. Desde essa altura, 12% deixaram de fumar.
Um em cada quatro portugueses fuma
Segundo um inquérito Eurobarómetro, um em cada quarto portugueses (25%) é fumador. Comparando com 2012, são mais dois pontos percentuais. Desde essa altura, 12% deixaram de fumar.
O inquérito, que foi divulgado em Bruxelas, indica, ainda, que quase dois terços (63%) dos portugueses nunca fumaram. Os homens (34%) fumam mais do que as mulheres (18%), em linha com a média da UE: 31% e 22%, respetivamente.
Na União Europeia (UE), a média de fumadores é, atualmente, de 26%. É na faixa 25-39 anos que se concentra a maior percentagem de fumadores portugueses (38%), seguindo-se a dos 40-54 (35%), a dos 15-24 (22%) e mais de 55 anos (13%).
Os cigarros de maço são o produto de tabaco mais fumado, fazendo as preferências diárias de 83% dos consumidores portugueses, seguindo-se os de enrolar, para 16%. Um outro dado é que a maioria dos fumadores em Portugal (55%) começou na faixa entre 15 e os 18 anos, 21% começaram a fumar antes dos 15 anos e 20% entre os 19 e os 25.
Sem comentários:
Enviar um comentário