retirado de http://www.reab.me/
Escolher um brinquedo quando se entra em uma loja especializada é um verdadeiro desafio diante de tantas opções. Isto é, torna-se difícil escolher se estamos falando de uma criança sem deficiência visual. Para as chamadas “crianças videntes” dados como a faixa etária, sexo e tema de interesse podem ajudar, reduzindo as opções e dando escolhas para quem vai comprar.
Mas, e quando falamos de brinquedos para uma criança com deficiência visual? Porque elas brincam sim… e muito! Como para qualquer outra criança o brincar é fundamental para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas (memória, atenção, etc) e sociais. Além do mais, o brinquedo pode ser um recurso pedagógico, quando pensamos nos conhecimentos atrelados à escrita, a leitura e até ao cálculo ou às ciências, a depender da faixa etária.
Claro que alguns brinquedos podem ser adaptados e ajudar essas crianças nesse processo de aprendizagem próprio do brincar, como é o caso da massa de modelar e de tantos outros brinquedos que envolvem texturas e sons, mas brinquedos apropriados que considerem as necessidades específicas de uma criança com deficiência visual encontramos poucos ou nenhum.
Dentre as opções encontradas na internet, aqui estão alguns brinquedos específicos para a criança com deficiência visual. Para saber mais sobre o brinquedo, clique nos nomes ou nas imagens a seguir! =)
Cada peça deste jogo de madeira tem um símbolo Braille que representa as letras do alfabeto. Em uma face da peça está a letra em maiúsculo e na outra em minúsculo. Ideal para crianças que estão aprendendo as letras em Braille.
Este jogo é também uma ferramenta educacional para a pessoa com deficiência visual. Blocos de madeira com números de 1-12 impressos em negrito de um lado e com marcações tácteis do outro. Cada peça tem uma borda chanfrada que orienta o usuário para a leitura de números em Braille. Os doze blocos têm formas exclusivas que só se encaixam em uma posição do relógio. Auxilia no reconhecimento e identificação dos números e também no aprendizado do uso do relógio de ponteiro.
Um quebra-cabeça para pessoas cegas que madeira. Um desafio espacial que transforma-se em uma brincadeira divertida. A pirâmide possui 9 peças de madeira cada uma com formato único que deve ser posicionada de forma correta sobre a base.
O cubo Braiile é feito de plástico, com três discos quadrados montados em um eixo comum. O mecanismo foi pensado para girar e emitir um “click”a cada giro completo, de forma que o usuário possa perceber uma rotação completa. Os discos podem ser girados para que os pontos formem qualquer um dos 63 padrões de pontos do código Braille.
Você sabia que eles existiam? Esse post pode ser útil para muitas famílias com crianças com deficiência visual, em especial aquelas que estão aprendendo Braille.
Se você conhece outros brinquedos para esse público, comenta o nome e a marca! Imagina só quantas pessoas podem se beneficiar na sua informação!!
Outros posts que podem te interessar:
Sem comentários:
Enviar um comentário