segunda-feira, 13 de julho de 2015

OS 'BLIND BOYS OF ALABAMA'

capa do álbum The Sermon

Os 'Blind Boys of Alabama' são um grupo gospel do Alabama que se formou, em 1939, no Instituto para negros cegos do Alabama, em Talladega. Os três vocalistas principais do grupo e o seu percussionista são cegos.

A banda é actualmente constituída por Tracy Pierce, Bishop Billy Bowers, Jimmy Carter, Ben Moore, Peter Levin, Joey Williams, Eric "Ricky" McKinnie. Clarence Fountain – acompanha o grupo apenas quando a saúde lho permite.
Embora tenham como referência o gospel tradicional, os Blind Boys sempre buscaram a aproximação com a música contemporânea. Nos anos 2000, principalmente depois do disco 'Spirit of the Century', de 2001, o grupo entrou definitivamente para o mainstream da indústria fonográfica, gravando ao lado de grandes astros da música pop internacional. Em 2004 gravaram com Ben Harper.
Os Blind Boys são activistas pela inclusão e têm frases marcantes como quando Ricky McKinnie declara:
«As pessoas já começaram a compreender que a nossa deficiência não tem de ser uma incapacidade. Nunca me subestimei quanto ao que sou nem quanto ao que faço. O que importa não é o que os outros dizem que tu és, mas o que tu sabes que és. Todos temos limitações, mas nós, os Blind Boys mostramos às pessoas que seja qual for a situação, se se tentar, pode-se conseguir. Sonha, trabalha e mantém a fé - e terás sucesso».[“People have come to understand that our disability doesn’t have to be a handicap.”  “I never underestimated myself as to who I am and what I’m about. It’s not who people say you are. It’s who you know you are.” “We all have limitations. We (in the Blind Boys) show people that no matter what your situation is, you can make it if you try. If you can dream the dream, do the work and keep the faith, you’re going to be all right.”]
Ou ainda quando diz:
«O que importa não é o que não se consegue fazer. É o que se faz. E o que nós fazemos é boa música gospel». [“It’s not about what you can’t do. It’s about what you do. And what we do is sing good gospel music.”]
O swing e a batida da sua música encantam multidões em todo o mundo.  Ganharam o Grammy para Melhor Álbum Gospel Tradicional em quatro anos consecutivos, entre 2002 e 2005. Entraram ​​no Gospel Music Hall of Fame em 2007. Em 2009 foram agraciados com o Grammy Lifetime Achievement Award.  

"Too Close to Heaven" (1962) 
  

"Way Down in the Hole" (2001) 

"Oh, Why?", "Jesus Rose With All Power
In His Hands" & "Lord Be Good To Me" (1960s)
 

"Amazing Grace"  (2014)
 

Os 'Blind Boys of Alabama' - num concerto
emocionante - com a Preservation Hall Jazz Band
ζ

Mais info:

Sem comentários:

Enviar um comentário