sexta-feira, 17 de julho de 2015

Castelo Branco recebe ação sobre cancro da mama para mulheres cegas e amblíopes


Cartaz: Prevenir o Cancro da Mama é o 1.º Gesto para o VencerA Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), através do Núcleo Regional do Centro, promove no sábado em Castelo Branco uma ação de educação para a saúde sobre cancro da mama para mulheres cegas e amblíopes, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a LPCC refere que a iniciativa decorre nas instalações da delegação de Castelo Branco da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), no sábado, pelas 15:00, e é dinamizada por Natália Amaral, médica e membro da direção da LPCC.

Esta ação, destinada às utentes e sócias da ACAPO, pretende garantir o direito à informação sobre o cancro em condições adequadas às suas necessidades específicas às pessoas com deficiência ou incapacidade visual (cegos ou amblíopes) ao acesso.

O objetivo passa por sensibilizar todas as mulheres, independentemente da sua condição, para a importância do diagnóstico precoce e para a realização do rastreio do cancro da mama que a LPCC promove.

O projeto de Educação para a Saúde sobre Cancro da Mama para Mulheres Cegas e Amblíopes, surge depois de a LPCC constar a inexistência em Portugal de programas de informação e sensibilização para a prevenção e diagnóstico do cancro da mama, para pessoas cegas e com baixa visão.

O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele) e corresponde à segunda causa de morte por cancro na mulher.

Em Portugal, anualmente são detetados cerca de 6.000 novos casos deste tipo de cancro e 1.500 mulheres morrem com esta doença.

Sem comentários:

Enviar um comentário