domingo, 5 de julho de 2015

AUDIOJOGOS COMO FERRAMENTA INCLUSIVA


 
vídeo YouTube de um audiojogo: DRIVE

Audiojogos são jogos de computador baseados em sons em que os comandos são dados através de teclas.
Requisitos prévios: Domínio das teclas de direcção ou outras teclas.
Vantagens:
1) Treino da lateralidade, noção de corpo, estruturação espaço-temporal, praxia fina.
2) Oportunidade de jogar com os seus pares e usufruir de actividades de lazer, tal como as outras crianças.
[adaptado de Godinho (2004) e Noguer (2004)]

A possibilidade de novas formas de entretenimento para o segmento de pessoas cegas e com baixa visão, por si só, já é um fato que merece repercussão e toda a atenção dos que se preocupam em desenvolver ações voltadas a esse público. Porém, os audiojogos, trazem consigo muito mais valor agregado, pois acabam também se caracterizando como poderosas ferramentas de inclusão social. Não seria difícil para qualquer educador ou familiar, relacionados com uma criança cega, em poucos minutos estimular brincadeiras, ou mesmo pequenos campeonatos envolvendo crianças com e sem deficiência.
Os ganhos não param por aí. É do conhecimento de qualquer profissional que trabalha junto a pessoas que acabaram de perder a visão, ou mesmo junto a crianças cegas, a importância da construção de meios que estimulem a sua boa orientação espacial. A ausência da visão faz com que esse indivíduo conceba todo o seu meio a partir de sons, cheiros, sensações táteis, muitas vezes por uma perspectiva temporal, isto é, um jogador cego em alta velocidade dentro de uma quadra de futebol, sabe que está chegando próximo à baliza adversária, ou mesmo retornando a sua defesa, pois construiu todo aquele espaço mentalmente, considerando variáveis que lhe permitam dominá-lo quase com perfeição.
Os audiojogos, com informações que vêm a todo o tempo da direita e esquerda, de perto e longe, de cima para baixo, e vice-versa chegam como mais um excelente meio de construção mental desses referenciais.

O Que São Audiojogos
Ousados e criativos, ao mesmo tempo, os games eletrônicos têm marcado seu espaço no mercado, não se restringindo a classe sociais, faixa etária, sexo ou qualquer outro tipo de segmentação.
De algum tempo para cá, talvez o último paradigma tenha sido quebrado, os vídeo games, passaram também a ser áudio games, e, portanto acessíveis a qualquer pessoa cega ou com baixa visão.
A tecnologia de som em 3D permite a este segmento, muita adrenalina em situações de aventura, exploração, pilotagem, ou guerras estelares, tendo por referenciais sons que colocam o competidor dentro do jogo.
A possibilidade de acesso a jogos eletrónicos não é nova para pessoas com deficiência visual, pois com o surgimento dos leitores de écrã (programas que permitem o acesso de pessoas cegas a um computador) jogos de texto passaram a ser acessíveis, como o RPG, jogo da forca, jogo da memória, de entre tantos. Os programadores do projeto Dosvox no Rio de Janeiro foram pioneiros no desenvolvimento de jogos de texto no Brasil, chegando a produzir inclusive jogos online.
Os audiojogos, porém, remontam a um novo paradigma, pois permitem aos usuários muitas vezes diversão apenas com situações sonoras de ambientes, por exemplo, em uma guerra espacial, as informações textuais são apenas um complemento e não determinantes para se jogar.
Em jogos como esse o jogador, apenas necessita se orientar em um espaço onde a todo momento deve atacar e se defender de naves ou invasores, garantindo assim, toda a emoção já experimentada por usuários de vídeo games.

A Blind Games Brazil
Com os audiojogos, através de recursos sonoros e informações textuais, são construídos os mais diversos ambientes e situações, permitindo ao deficiente visual a perfeita interação com todo esse mundo de aventuras e fortes emoções.
A Blind Games Brazil - empenhada na difusão gratuita de jogos adaptados e traduzidos para a língua portuguesa no Brasil e outros países lusófonos - não vende, aluga ou comercializa esses jogos de nenhuma forma. Aqui você não paga nada para se divertir: todos os jogos disponibilizados são freeware, ou seja, livres para serem baixados e distribuídos gratuitamente assumindo-se que a documentação e licença do jogo não sejam alteradas.
Entre para esse universo onde tudo é possível!
Seja um herói numa guerra estelar, um corredor pilotando seu veículo preferido numa pista com curvas radicais, um aprendiz em jogos educativos nas mais diversas áreas e muito mais!!
 
Audiojogos para download aqui:  http://www.audiojogos.com.br/download/


Sem comentários:

Enviar um comentário