quinta-feira, 5 de março de 2015

Escola virtual ensina Língua Gestual gratuitamente


Escola virtual ensina Língua Gestual gratuitamente
Já é possível aprender Língua Gestual Portuguesa (LGP) 'online' e de forma gratuita. A primeira Escola Virtual de Língua Gestual Portuguesa (EVLGP) foi lançada esta semana pela Associação de Surdos do Porto em parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra e está aberta a toda a comunidade.

Trata-se de um projeto "pioneiro em Portugal" e "raro" a nível internacional, viabilizado pelo 1.º Prémio BPI Capacitar 2013, que proporcionará uma oferta formativa em diferentes níveis de aprendizagem. Numa primeira fase, a escola vai disponibilizar conteúdos "de domínio básico", sendo o grau de dificuldade da língua aumentado gradualmente até se atingirem níveis médios e avançados.

"A formação em Língua Gestual tem sido tradicionalmente presencial", nota, em comunicado, a Associação de Surdos do Porto. "A revolução na forma de organização do curso, abrindo a possibilidade de o realizar 'online', irá significar que um maior número de pessoas terá possibilidade de aprender LGP", explica a associação.

Embora esteja ainda numa fase inicial, o projeto "pretende ser o início de um longo caminho na construção do ensino à distância em língua gestual", frisa a associação, que disponibiliza também cursos presenciais pagos de Língua Gestual Portuguesa para ouvintes.

Sem comentários:

Enviar um comentário