quarta-feira, 5 de novembro de 2014

WORKSHOP | A transição para a vida pós-escola​r nas Perturbaçõ​es do Espetro do Autismo

Esta ação de formação destina-se a docentes, familiares e outros técnicos envolvidos no acompanhamento de alunos com perturbação do espetro do autismo (PEA) que estejam a frequentar os últimos anos de escolaridade e estejam abrangidos por medidas educativas do regime de educação especial (Dec. Lei 3/ 2008).

Nesta fase da escolaridade, os alunos com PEA de diferentes graus de incidência, deverão ser preparados para uma meta global (a longo prazo) de inserção na comunidade, implicando um processo individual de mudança de ambientes, papéis e identidades.

O final da escolaridade corresponde à primeira de uma sequência alternada de processos de aprendizagem, de trabalho/ ocupação e de participação na vida ativa e na sociedade civil.

Os jovens com necessidades educativas especiais reclamam a vontade de participar numa vida ativa, em plena igualdade de direitos. O acompanhamento dos jovens nesta fase da vida implica que a equipa educativa tenha de “sair do espaço da sala de aula” para procurar experiências e objetivos na comunidade mais alargada, em constante articulação de objetivos pedagógicos e em diálogo com a família e com atores sociais que poderão enriquecer o projeto de vida do aluno

A presente ação de formação pretende por em perspetiva os objetivos de acompanhamento destes alunos nesta fase e salientar os aspetos que poderão garantir boas práticas na sua implementação. Pretende também fornecer estratégias e exemplos práticos de como podem as equipas educativas atualmente responsáveis por este processo contribuir para a continuação de uma inclusão plena dos jovens com perturbação do espectro do autismo na sua comunidade e na sociedade civil em geral.

Programa

1. Perturbação do Espetro do Autismo: o que há de novo?
2. O professor, as medidas educativas (PEI, CEI e PIT) e a articulação de recursos e estratégias
3. Estratégias para a promoção de competências académicas, sociais e funcionais
4. Estudo de caso – planificação educativa conjunta de um caso hipotético

Destinatários
Docentes, familiares e outros técnicos envolvidos no acompanhamento de alunos com perturbação do espetro do autismo (PEA)

Formadora
Rita Soares – Psicóloga Clínica, formada pela Universidade de Lisboa, participou na conceção e coordenação de vários projetos de intervenção na área das perturbações do desenvolvimento de âmbito nacional e europeu, incluindo projetos de integração de Pessoas com PEA no mercado de trabalho aberto.
Além de colaborar com a equipa do CADIn, desenvolve atividade em vários agrupamentos especializados no atendimento educativo a alunos com PEA, no âmbito do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) da APPDA-Lisboa.
Próximas datas
22 de novembro de 2014 | 10h00 – 13h00
Auditório do CADIn Cascais – Estrada da Malveira, Edifício CADIn

Inscrições
Pelo e-mail | 
congressos@cadin.net

Custo | 25€
Nº mínimo de participantes | 10
Nº máximo de participantes | 20

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