quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Dia internacional das pessoas com deficiência - 3 de Dezembro (é já amanhã)

dia internacional das pessoas com deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas.
 Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1982.

Assim, apresento algumas sugestões de atividade:


Livros





Uma história cheia de cor -  de Miguel Borges Silva é um livro muito interessante para falar sobre a diferença. Recomendo!!


"Porque uma manhã, num tremor do pintor Vicente, provocado pela voz estridente do seu amigo Leandro que o chamou para lanchar, nasceu uma mancha de tinta diferente. Não era amarela, nem magenta, nem azul, nem verde, nem violeta, nem vermelha – alaranjada! Era diferente! Muito diferente!"






..........


imagens dos livros "Olá eu sou o João" e "Olá eu sou a Vera"
Trissomia 21, autismo e paralisia cerebral são os primeiros livros
a serem lançados no âmbito do projecto da Pais em Rede

Explicar às crianças o que é um amigo com trissomia 21, autismo ou paralisia cerebral é o objectivo dos três livros que são esta quinta-feira apresentados em Lisboa. As histórias são escritas por Alice Vieira, Luísa Beltrão e Luísa Ducla Soares.

“Cada um tem a sua síndrome. A Vera tem Trissomia 21 e é uma menina muito bonita. O segundo é uma criança com autismo, o João, e o terceiro uma criança, o Tiago, com paralisia cerebral”, explica à Renascença a escritora Luísa Beltrão.

As histórias “levam a criança a ter um ponto de partida para perceber a importância que tem a outra criança, diferente, ser tratada como igual. Também precisam de afecto e carinho”, acrescenta.

A colecção “Meninos Especiais” nasceu da boa vontade de todos, “pessoas de várias áreas – autores, ilustradores, editores, paginadores, gráficos – que se juntaram e deram o que tinham de seu para realizar um projecto tão bonito como este”.

Cada livro custa três euros, que revertem para a Pais em Rede. O lançamento acontece na Livraria Ler Devagar, em Lisboa, com a presença dos pequenos heróis que inspiraram as escritoras.
............


Para mais informações aceda ao link


.............

Edmar, o Passarinho Albino de Manuela Mota Ribeiro

Esta história pretende chamar a atenção dos leitores para a necessidade de respeitar e ajudar os outros, de um modo especial aqueles que, por alguma razão, apresentam limitações ou se consideram diferentes.
Dirige-se a todos aqueles que se sentem vitimizados e aos seus familiares em particular.
Edmar é um passarinho albino que consegue, com o apoio e o amor incondicional da família, superar as inúmeras dificuldades inerentes à sua doença.


Uma música


Um vídeo



Sem comentários:

Enviar um comentário