A empresa israelita OrCam desenvolveu um dispositivo adaptado a óculos que permite aos audiovisuais saberem o que está em frente dos seus olhos. Faz lembrar o Google Glass, mas numa versão adaptada para cegos.
O dispositivo, que também se chama Orcam é, na sua essência, um aparelho que visa auxiliar quer os invisuais, quer as pessoas que têm algumas dificuldades de visão.
A OrCam é baseada em inteligência artificial e em algoritmos especiais embutidos num minúsculo computador que, por sua vez, é acoplado aos óculos. Basicamente, é uma pequena câmara de 5 megapixéis acoplada a uns óculos e com um sistema de som por reverberação, colocado junto à entrada do ouvido, orienta o utilizador.
Por exemplo, basta apontar o dedo para os objetos para, de seguida, ouvir o aparelho a ler as palavras e números. O dispositivo é capaz de identificar milhares de objetos, inclusive os rostos de familiares, de amigos e até dos animais de estimação. Consegue ainda captar a informação de textos de jornal, de letreiros, bastando para isso apontar o dedo. Por enquanto, apenas a língua inglesa é suportada.
A OrCam foi desenhada para ser uma ferramenta confiável, robusta e simples de usar. Segundo os criadores, qualquer utilizador aprende a usar o sistema em cerca de um minuto.
Teoricamente, a OrCam pode ser implementada numa variedade de sistemas que necessitem de identificação visual, portanto, os usos possíveis para esta tecnologia inovadora são quase infinitos.
A pequena câmara está em constante melhoria. De momento, objetos em superfícies flexíveis ou pouco iluminadas são o maior desafio da empresa.
Ainda que a data de venda ao público seja desconhecida, os responsáveis estão a aceitar pré-encomendas por 2 mil e 500 dólares – cerca de mil e oitocentos euros.
Sem comentários:
Enviar um comentário