Excesso de brilho num olho fez levantar suspeitas
Uma doença crónica num dos olhos de uma menina de três anos foi detetada graças à publicação de uma fotografia sua na rede social Facebook. Amigos da família estranharam a forma como o olho direito refletia a luz do "flash" e aconselharam a mãe a levá-la ao médico. Caso não tivesse sido dado o alerta, a menina poderia ter ficado cega.
A norte-americana Tara Taylor decidiu colocar a foto da sua filha Rylee, de três anos, no Facebook. Os amigos apreciaram a beleza da menina, mas acharam estranha a luminosidade refletida pelo olho direito. E resolveram deixar um comentário: "De certeza que não deve ser nada, talvez seja mesmo a iluminação, mas o olho da tua filha brilha e deverias mandar fazer um exame porque pode ser sinal de que existe um qualquer problema na visão".
Tara Taylor decidiu seguir o conselho e levou a filha a um especialista, que lhe diagnosticou a doença de Coats, um mal crónico que se manifesta na infância ou juventude e que pode causar cegueira ou perda parcial da visão em um dos olhos.
De acordo com os especialistas, se a doença for detetada a tempo, pode-se prevenir a sua progressão. Contudo, os sintomas não são fáceis de detetar. Depois de afetar um olho, a doença passa ao outro, podendo deixar o doente cego.
Sem comentários:
Enviar um comentário