Amanhã é o Dia Mundial da conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas , em 18 de Dezembro de 2007 , para chamar a atenção sobre o autismo.
Acredita-se que atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como comunicam e interagem.
Neste dia em muitos lugares há iluminação especial, na cor azul. O azul é a cor símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos.
Mas também é o dia internacional do livro infantil! :)
Explicar às crianças o que é um amigo com autismo, trissomia 21 ou paralisia cerebral com uma história é uma abordagem mais bonita e interessante. Recomendo este livros infantis.
A Associação Pais em Rede lançou recentemente uma coleção de livros intitulada “Meninos Especiais”.
A coleção “Meninos Especiais” tem neste momento três livros editados cujos personagens principais são a Vera uma menina com trisomia 21, o João que é um menino com autismo e o Tiago que tem paralisia cerebral. Os livros foram escritos por três autores – Luisa Ducla Soares, Alice Vieira e Luisa Beltrão.
| |||||
Na história Quanto Vale a Amizade?, o João e Maria convidam-nos a refletir sobre a importância de se valorizar aquilo que se tem e realçam os valores da amizade e da cumplicidade como modo de estar na vida. A narrativa assenta numa estrutura ritmada, convidando à leitura em voz alta. A ilustração capta e expande a ideia patente no texto, criando um universo, no qual o pequeno leitor é chamado a participar. Em O João e a Maria são os teus novos amigos e A brincar também se aprende, incluídas no DVD, é abordada a temática da Educação para o consumo. De uma forma dinâmica e interativa, procede-se à identificação de boas práticas de consumo responsável e procura-se estimular a participação de todos na construção de um mundo melhor. |
Uma história cheia de cor - de Miguel Borges Silva é outro livro muito interessante para falar sobre a diferença.
"Porque uma manhã, num tremor do pintor Vicente, provocado pela voz estridente do seu amigo Leandro que o chamou para lanchar, nasceu uma mancha de tinta diferente. Não era amarela, nem magenta, nem azul, nem verde, nem violeta, nem vermelha – alaranjada! Era diferente! Muito diferente!"
Sem comentários:
Enviar um comentário