quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

sobre os testes intermédio

Hoje estivemos a falar por causa dos testes intermédios para os alunos com NEE.... Como devem ter reparados das normas q se publicaram não existem orientações específicas para os alunos com NEE, à semelhança dos exames nacionais.

O documento "Projeto Testes Intermédios 2013/2014 - INFORMAÇÃO AOS ALUNOS, PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO" refere, entre outros aspetos, que compete à escola assegurar ...que a realização do teste intermédio obedece às mesmas normas que presidem à realização de qualquer prova de avaliação interna e que todas as situações serão enquadradas nesse âmbito.

Depreende-se, então, que os alunos com necessidades educativas especiais podem beneficiar das condições de realização previstas nos respetivos programas educativos individuais, à semelhança da realização de uma prova interna a qualquer disciplina. Não pensam o mesmo?
Mas disseram-me que como no documento não refere nada, não há nada para eu depreender.Fiquei fula!!!!!!!!
Então o aluno não deve beneficiar das medidas propostas no PEI nomeadamente as adequações no processo de avaliação??? "compete à escola assegurar que a realização do teste intermédio obedece às mesmas normas que presidem à realização de qualquer prova de avaliação interna"

Os meu alunos vão fazer estes testes com as medidas educativas previstas no PEI assim como o fazem em qualquer outro teste!!!!!!

4 comentários:

  1. Acho muito bem! Nunca me passou pela cabeça outra interpretação da "norma".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Obrigada pelas suas palavras.
      Seja sempre bem vinda a este meu cantinho.
      Infelizmente nem todas as escolas aplicaram a prova desta forma, houve escolas em que os alunos infelizmente não beneficiaram das medidas educativas especialmente das ad no processo de avaliação.

      Eliminar
  2. Boa noite

    andava pelos blogues para ver se não estava tonta ao entender que os alunos com necessidades educativas espacias não deviam fazer os testes intermédios oriundos do ministério, e eis que me deparo com as suas palavras, que são um alívo para mim.
    Acompanho três alunos no 9º ano, um com disléxia, a quem foi lido o teste por mim, no meu gabinete, e outros dois, sobre quem, atempadamente, solicitei aos professores das disciplinas em causa este ano, que deveriam elaborar testes intermédios para os seus alunos, pois com as adequações na avaliação que sempre tiveram, o mais correto era que não se sujeitassem a fazer o que, sabia eu, não iam realizar com sucesso. Ora com certeza, que iam fazer(!!!), e qual não foi o meu espanto quando me apercebi que fizeram o mesmo teste, ainda que com o intuito de lhes dar outro posteriormente, aí sim, adaptado. Pergunto eu: para que realizaram o teste intermédio nacional? para lhe provar mais uma vez que têm limitações? Sei que alguém consentiu este procedimento, mas isso são outros quinhentos. Solicitei já que me entreguem cópia dos testes corrigidos e classificados para que os posso ver e estudar. Calhando, andei eu errada este tempo toda como professora de educação especial e eles nem precisam de qualquer adequação.

    Ainda bem que alguém pensa o mesmo que eu, Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Obrigada pelas suas palavras.
      Seja sempre bem vinda a este meu cantinho.

      Eliminar