Assinar o seu próprio nome é um ato de emancipação.
Asssim, é preciso não esquecer de inserir nos Programas
educativos dos alunos com deficiência visual, o ensino da escrita cursiva .
Não há uma técnica específica e única para um professor
ensinar escrita cursiva, esta actividade vai do bom senso e da intuição do
professor. Algumas sugestões para este trabalho:
2 - Observar se a coordenação motora fina está bem
desenvolvida;
3 - Observar a orientação espacial;
4 - Observar a formação de conceitos quanto à linhas retas,
inclinadas, ângulos, curvas e sinuosas;
― Apontando com o dedo indicador, fazer movimentos
circulares no espaço livre.
― Fazer os mesmos movimentos na parede.
― Usar as duas mãos neste momento, sendo que a esquerda fica
na parede marcando o limite.
6 -Mostrar o
movimento das letras tanto no espaço vertical quanto no horizontal e pedir que o
aluno reproduza. Pode-se usar o rosto, pois, através das linhas do rosto
encontramos formas de mostrar as letras (como exemplo, o livro de Maria da
Glória Beutenmuller, "Das Linhas do Rosto as Letras do Alfabeto").
7 - Trabalhar na régua a assinatura.
8 - Por último, lápis, caneta e papel com o guia-mão.
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