quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Manuais escolares acessíveis

Homem completa encadernação de livro
Para alunos com necessidades educativas especiais, o Centro de Recursos da Educação Especial da Direção Geral de Educação fornece manuais escolares e livros em Braille e em formato DAISY, imagens em relevo e manuais escolares em formato PDF.
Para solicitar estes materiais, a Direção do Agrupamento deve proceder à requisição online usando o código DGEEC da escola sede do Agrupamento e respetiva palavra-chave.
Para mais informações sobre os materiais disponíveis, visite a página de Pedido de materiais – NEE.
Infelizmente, os manuais em formato PDF, resolvendo embora vários problemas de acessibilidade, não são facilmente editáveis nem são amigos de leitores de ecrã.

Entre manual e ficheiro de texto

Quando possível, propomos aos alunos que tenham aberto o manual (com o Adobe Reader, Foxit Reader,…) e um programa de processamento de texto (Bloco de Notas, WordPad, Writer, Word,..) e, usando o atalho de teclado ALT+TAB, naveguem entre os dois programas para realizar exercícios, tirar apontamentos, etc. Assim, por exemplo, o aluno abriria o manual no Foxit Reader e um documento novo no WordPad. Depois, observaria no manual uma imagem complexa com pessoas e patinhos num jardim, leria a pergunta correspondente (Quantos patinhos contas na imagem) e, premindo ALT+TAB, mudaria para o WordPad e escreveria a resposta.

Cópia de conteúdo

Outra possibilidade consiste em copiar o texto do manual para um documento de texto. Para isso, basta usar a ferramenta Seleccionar do Adobe Reader, copiar o texto com a opção Editar/Copiar (ou com o atalho CTRL+C) e colar o conteúdo copiado no documento de texto. Se for necessário usar imagens, pode usar a Ferramenta de Recorte do Windows.

Conversão de PDF

Caso pretenda trabalhar várias páginas, o Adobe Acrobat (não o Acrobat Reader) exporta os ficheiros PDF para o Word, RTF (Rich Text Format), texto acessível ou texto simples.
Existem também muitas alternativas gratuitas, entre elas os conversores online. Dos que referimos, experimente o que melhor se adequa às suas necessidades e forma de trabalhar.

Conversor pdfdoc

Um conjunto de endereços de utilização gratuita que convertem os documentos PDF para vários formatos editáveis (DOC, DOCX,..,), com interface em português. Pode carregar vários ficheiros até 50 MB.
Vá por exemplo a pdfdoc ou pdf2docx ou pdftotxt

Zamzar

Pode carregar ficheiros PDF até 100 MB e o site converte-os para um número impressionante de formatos em quatro passos. No terceiro passo, é necessário colocar o endereço de email, que será usado para receber um link com o ficheiro convertido para descarga.
Depois de ter conseguido o texto (no caso dos ficheiros DOC e DOCX também são preservadas as imagens), pode editá-lo e usá-lo para criar materiais mais adequados aos seus alunos.
Se ao experimentar lhe surgirem dúvidas, contacte-nos, por favor.

Sem comentários:

Enviar um comentário