segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Turismo dispõe de nova certificação de acessibilidade


O sector do turismo vai dispor de uma nova Certificação de Acessibilidade, a mais recente novidade da multinacional alemã TÜV Rheinland, que vai estar em destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), entre os dias 25 de Fevereiro e 1 de Março. Este ‘selo’ é uma forma de auxiliar as unidades hoteleiras a melhorar as suas instalações e ofertas, tornando-as “acessíveis a todo o tipo de público”.
A certificação “permitirá aos operadores hoteleiros distinguir a sua oferta dos demais concorrentes bem como a captação de novos públicos”, explica a empresa em comunicado. Isto porque concede especial atenção “a pessoas com deficiência motora, visual, auditiva ou cognitiva ou, ainda, a crianças, pais com bebés, mulheres na fase final de gravidez e pessoas idosas”.
De salientar que, em Portugal, o potencial de negócio do Turismo Acessível ascende a mais de 500 milhões de euros. Já na Europa, o seu valor bruto superou os 352 milhões de euros em 2012, projectando-se “um aumento significativo nos próximos anos”. Segundo dados da União Europeia, prevê-se um crescimento dos fluxos turísticos no segmento das pessoas com necessidades especiais, espelhado num salto de 783 milhões de viagens, em 2012, para cerca de 862 milhões em 2020.
A questão da acessibilidade é, de resto, um dos principais focos do Turismo de Portugal, assente na estratégia “Tornar Portugal num destino acessível para Todos”, que visa manter o estatuto do país nas questões de acolhimento e hospitalidade — destacadas como pontos fortes em Inquéritos Anuais de Satisfação do Turista. 

Sem comentários:

Enviar um comentário