segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Lentes de contacto com zoom (basta um “piscar de olhos”)

Por Jornal i

Já imaginou poder fazer zoom com os seus olhos? Sim, já é possível e apenas num “piscar de olhos” (literalmente), segundo um artigo da revista Galileu.

A inovação consiste numas lentes de contacto telescópicas, desenvolvidas no Instituto Federal Suíço de Tecnologia. Foram desenvolvidas especialmente para doentes com degeneração macular, ou seja, que perdem a visão gradualmente.

Segundo o artigo, são maiores que as lentes convencionais e cobrem a “parte branca” dos olhos. São constituídas por espelhos pequenos de alumínio em forma de “anel” em volta do centro do olho. Estes espelhos aumentam a partir do momento em que os olhos são atingidos pela luz (tal e qual como uma lente de uma câmara). Assim, o mundo parecerá cerca de 2,8 vezes maior do que é na realidade.

As novas lentes devem ser utilizadas com uns óculos electrónicos. Se piscar uma vez, faz “zoom”, se piscar duas volta tudo ao normal. Ou seja, se piscar um dos olhos, o fluxo de luz aumenta, se piscar o outro, pode modificar a configuração para que a luz passe normalmente para o olho, novamente.

Os investigadores testaram-na apenas mecanicamente. A lente revelou uma falha no fluxo de ar, que já foi solucionada. Agora apenas resta que os cientistas realizem os testes em seres humanos.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário