a)
Ler em voz alta enquanto escreve no quadro,
verbalizando toda a informação (ex: esquemas, imagens, gráficos,…);
b) Proporcionar informações verbais que permitam
ao aluno aperceber-se dos acontecimentos que ocorrem na sala de aula;
c)
Alertar o aluno sempre que ocorram mudanças
na disposição da sala de aula;
d)
Usar marcadores que contrastem com a cor do
quadro – preto ou vermelho
e) Evitar reflexos de luz no quadro e na
superfície de trabalho; letra legível e tamanho grande (não gigante);
f)
Evitar posicionar-se em frente da janela;
g)
Não posicionar o aluno de frente para uma
fonte de luz (natural ou artificial);
h) Colocar o aluno no lugar da sala de aula que
lhe proporciona um melhor campo de visão – deixar-lhe a possibilidade de escolha
do lugar adequado a cada situação;
i) Estar atento a sinais de fadiga (ex: olhos
lacrimejantes, vermelhos ou dores de cabeça), permitindo que o aluno faça uma
pausa;
j)
Alternar as tarefas que exigem maior esforço
visual com tarefas não visuais;
k)
Dar algum tempo para que o aluno se adapte às
mudanças de intensidade de luz, por exemplo, quando vem do exterior;
l)
Reduzir os brilhos, os reflexos e a claridade
na sala de aula, através das persianas.
m)
Assegurar-se se o aluno necessita de
iluminação adicional;
n) Conferir ao aluno o tempo necessário para que
possa realizar tarefas que exijam um grande esforço visual, nomeadamente a
leitura;
o) Facultar resumos da matéria, fichas de
trabalho para casa, apresentações sobre a matéria em formato digital;
p)
Possibilitar a consulta de dicionários
digitais em substituição do suporte em papel.
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