domingo, 29 de setembro de 2013

estratégias de organização e gestão da sala de aula para alunos com baixa visão

     Recomendo o seguinte:
a)                  Ler em voz alta enquanto escreve no quadro, verbalizando toda a informação (ex: esquemas, imagens, gráficos,…);
b)     Proporcionar informações verbais que permitam ao aluno aperceber-se dos acontecimentos que ocorrem na sala de aula;
c)                  Alertar o aluno sempre que ocorram mudanças na disposição da sala de aula;
d)                  Usar marcadores que contrastem com a cor do quadro – preto ou vermelho
e)           Evitar reflexos de luz no quadro e na superfície de trabalho; letra legível e tamanho grande (não gigante);
f)                    Evitar posicionar-se em frente da janela;
g)                  Não posicionar o aluno de frente para uma fonte de luz (natural ou artificial);
h)             Colocar o aluno no lugar da sala de aula que lhe proporciona um melhor campo de visão – deixar-lhe a possibilidade de escolha do lugar adequado a cada situação;
i)             Estar atento a sinais de fadiga (ex: olhos lacrimejantes, vermelhos ou dores de cabeça), permitindo que o aluno faça uma pausa;
j)                    Alternar as tarefas que exigem maior esforço visual com tarefas não visuais;
k)                  Dar algum tempo para que o aluno se adapte às mudanças de intensidade de luz, por exemplo, quando vem do exterior;
l)                    Reduzir os brilhos, os reflexos e a claridade na sala de aula, através das persianas.
m)                Assegurar-se se o aluno necessita de iluminação adicional;
n)                Conferir ao aluno o tempo necessário para que possa realizar tarefas que exijam um grande esforço visual, nomeadamente a leitura;
o)               Facultar resumos da matéria, fichas de trabalho para casa, apresentações sobre a matéria em formato digital;
p)                  Possibilitar a consulta de dicionários digitais em substituição do suporte em papel.



Sem comentários:

Enviar um comentário