segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Abordar a diferença com histórias


imagens dos livros "Olá eu sou o João" e "Olá eu sou a Vera"
Trissomia 21, autismo e paralisia cerebral são os primeiros livros
a serem lançados no âmbito do projecto da 
Pais em Rede

Explicar às crianças o que é um amigo com trissomia 21, autismo ou paralisia cerebral é o objectivo dos três livros que são esta quinta-feira apresentados em Lisboa. As histórias são escritas por Alice Vieira, Luísa Beltrão e Luísa Ducla Soares.

“Cada um tem a sua síndrome. A Vera tem Trissomia 21 e é uma menina muito bonita. O segundo é uma criança com autismo, o João, e o terceiro uma criança, o Tiago, com paralisia cerebral”, explica à Renascença a escritora Luísa Beltrão.

As histórias “levam a criança a ter um ponto de partida para perceber a importância que tem a outra criança, diferente, ser tratada como igual. Também precisam de afecto e carinho”, acrescenta.

A colecção “Meninos Especiais” nasceu da boa vontade de todos, “pessoas de várias áreas – autores, ilustradores, editores, paginadores, gráficos – que se juntaram e deram o que tinham de seu para realizar um projecto tão bonito como este”.

Cada livro custa três euros, que revertem para a Pais em Rede. O lançamento acontece na Livraria Ler Devagar, em Lisboa, com a presença dos pequenos heróis que inspiraram as escritoras.



Uma história cheia de cor -  de Miguel Borges Silva é outro livro muito interessante para falar sobre a diferença. Recomendo!!


"Porque uma manhã, num tremor do pintor Vicente, provocado pela voz estridente do seu amigo Leandro que o chamou para lanchar, nasceu uma mancha de tinta diferente. Não era amarela, nem magenta, nem azul, nem verde, nem violeta, nem vermelha – alaranjada! Era diferente! Muito diferente!"


Mais informação

Sem comentários:

Enviar um comentário