O Docente de Educação Especial (DEE) é um profissional que se
enquadra num conjunto de competências muito alargado, numa
multiplicidade de funções e de papéis que têm vindo a sofrer
uma grande evolução ao longo do tempo.
Para além da ação e intervenção mais direta, junto dos alunos e
das famílias, em áreas da sua especialidade, tem vindo a assumirse como um recurso privilegiado, tanto nas diferentes estruturas
da Escola, como elemento integrante das diferentes equipas
pedagógicas e, numa perspetiva mais abrangente, nas relações e
articulação com os serviços e entidades da comunidade.
Na sequência das medidas extraordinárias e de caráter urgente
de resposta à situação epidemiológica do Covid-19, e a
consequente necessidade de responder aos desafios do Ensino
à Distância (E@D), por força do encerramento das Escolas, o DEE pode e deve assumir um papel de destaque que
contribua para o desenvolvimento de políticas de inclusão que mitiguem os efeitos das desigualdades sociais que
esta situação poderá vir a acentuar.
Assente nas funções atuais e centrais do DEE pretendemos, sobretudo, que este documento faculte
sugestões, pontos de reflexão e possa contribuir para a melhoria das suas práticas, nos seus
diferentes contextos de intervenção.
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