quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Milhares de portugueses têm problemas de visão


A Associação de Retinopatia de Portugal alerta que 150 mil portugueses têm ‘baixa visão’ e muitos estão em risco de cegar.

“Em Portugal, 150 mil portugueses sofrem de Baixa Visão e muitas pessoas estão mesmo em risco de cegar”, alerta Rui Vasconselos, presidente da Associação de Retinopatia de Portugal (ARP), em comunicado enviado às redações.
E sublinha que, especialmente a partir dos 50 anos, “só uma vida saudável e vigiada clinicamente” pode “diminuir significativamente a probabilidade do aparecimento e o impacto de patologias como a DMI – Degenerescência Macular Ligada à Idade, Retinopatia Diabética e Glaucoma”.

Acrescenta: “Estas doenças causam afetação moderada ou severa da visão, comprometendo decisivamente a qualidade de vida e a autonomia dos doentes. Em fases mais avançadas e menos controladas, podem levar à cegueira.”
É por isso que considera importante sensibilizar as pessoas neste sentido. No âmbito das comemorações da Semana Internacional da Retina e do Dia Mundial da Visão, a ARP vai realizar, no dia 8 de outubro, no Parque das Nações, a II ‘Conferência Deficiência Visual e Reabilitação’.
Neste evento pretendem promover a sensibilização e educação social para a saúde da visão privilegiando o “debate educativo e científico, de várias matérias relevantes relacionadas com a saúde da visão e inclusão social das pessoas com deficiência visual”, destaca a associação no mesmo comunicado.
No dia 10 de outubro realiza-se o primeiro ‘Encontro Nacional de Pessoas com Baixa Visão’, no INATEL Piódão Hotel, em Coimbra. Onde os participantes poderão partilhar as suas experiências. 

Sem comentários:

Enviar um comentário