quarta-feira, 7 de outubro de 2015

ACAPO organiza as 3.ªs Olimpíadas do Braille

alfabeto brille

Estão abertas, até 9 de outubro, as inscrições para as 3.ªs Olimpíadas do Braille, a decorrer no próximo dia 17 do referido mês, no Auditório da Estação do Metropolitano do Alto dos Moinhos, em Lisboa.
Mais uma vez, estão previstos quatro escalões de participação, de acordo com as seguintes faixas etárias:
  • 1.º escalão: participantes com deficiência visual dos 8 aos 12 anos;
  • 2.º escalão: participantes com deficiência visual dos 13 aos 20 anos;
  • 3.º escalão: participantes com deficiência visual e idade superior a 20 anos;
  • 4.º escalão: participantes sem deficiência visual.
Aos três primeiros classificados de cada escalão, será atribuído um voucher para aquisição de produtos tiflotécnicos, cujo valor difere consoante a classificação dos participantes.
O sistema de leitura e escrita Braille, quando corretamente utilizado, constitui um meio fulcral para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência visual, facultando-lhes o acesso à palavra escrita e, com ele, a melhoria da sua autonomia. Pensando no Braille nos dias de hoje, apesar dos meios tecnológicos existentes, continua a ser inquestionável o seu papel como potenciador do acesso à educação, cultura, informação, lazer e, consequentemente, a uma plena participação social. Conhecer e utilizar corretamente o sistema Braille é pois um processo evolutivo e contínuo, tanto melhor alcançável se a ele se dedicar algum empenho pessoal. Nessa linha de pensamento, a ACAPO está certa de ter contribuído para estimular o uso deste sistema, ao dinamizar o concurso as “Olimpíadas do Braille”, que teve a sua primeira edição em 2011.
Este concurso é bienal, assegurando-se assim que os seus objetivos tenham continuidade no tempo, recompensando-se o cada vez maior interesse e domínio demonstrados no que toca a este sistema de leitura e escrita para pessoas cegas, tanto por aqueles que são os seus utilizadores habituais como por quem, por necessidade profissional ou interesse pessoal, a ele se dedica.
Já na sua terceira edição, este concurso tem vindo a registar grande aceitação, ajudando a ACAPO a concretizar dois dos seus grandes objetivos: divulgar o sistema de leitura e escrita Braille e garantir, através da sua valorização, a autonomia das pessoas com deficiência visual.

OBJETIVOS:
a) Promover o Braille como sistema universal de leitura e escrita para as pessoas com deficiência visual e como instrumento de trabalho para quem com elas conviva;
b) Dar visibilidade ao sistema Braille enquanto facilitador da autonomia pessoal e do desenvolvimento social, cultural e profissional;
c) Estimular e incentivar a utilização do sistema Braille;
d) Reconhecer a prioridade da utilização do Braille na vida quotidiana da pessoa com deficiência visual;
e) Estimular e incentivar o gosto pela escrita e pela leitura tátil;
f) Revelar competências ao nível das regras de escrita em Braille;
g) Incrementar o entusiasmo por uma leitura tátil, rápida e fluente;
h) Combater o estigma associado à leitura tátil, enquanto sistema característico de um determinado grupo de pessoas;
i) Promover o convívio tiflológico, fomentando a partilha de saberes e de experiências entre os participantes;
j) Aproximar a comunidade em geral deste sistema de leitura e escrita;
k) Promover o uso do sistema Braille por pessoas sem deficiência visual mas que, por motivos profissionais ou lúdicos, possam vir a interessar-se pela sua utilização;
l) Mobilizar um conjunto de saberes sobre personalidades com deficiência visual que se destacaram na sociedade do seu tempo;
m) Dar a conhecer a vida da ACAPO no percurso feito ao longo de vinte e cinco anos.

Consulte o Regulamento e inscreva-se.
Para mais informações, contacte o Departamento de Relações Externas da ACAPO, pelo telefone 213 244 500 ou pelo e-mail rp.dn@acapo.pt.  Projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR I.P.
fonte: ACAPO

 

Sem comentários:

Enviar um comentário