quinta-feira, 7 de março de 2013

Ideias nas pontas dos dedos - A motricidade fina e a literacia tátil

 
O programa Descobrir apresenta a nova programação, recheada de novidades, dedicada aos públicos com necessidades educativas especiais, que nos chegam vindos de escolas e instituições. Foi nossa preocupação criar uma proposta transversal a todos os núcleos pedagógicos e artísticos existentes na Fundação Calouste Gulbenkian, organizados em quatro linhas de orientação – o Corpo, o Rosto, o Tato e a Paisagem que nos envolve –, para maior assertividade na resposta a quem nos procura. Estes quatro grandes núcleos contêm diferentes propostas pedagógicas, desenvolvendo-se no Museu Calouste Gulbenkian, no Centro de Arte Moderna e no Serviço de Música, em visitas e oficinas de educação artística que cruzam diferentes linguagens e materiais, numa prática estimulante e especializada. São espaços de criatividade e fruição, em diálogo constante com a produção dos artistas que são património da Fundação.

Visita-oficina dedicada a pessoas com deficiência visual, que utiliza diferentes recursos de promoção da literacia tátil. Um percurso pela escultura acessível existente na coleção do Museu Calouste Gulbenkian, com destaque para a obra de Niizuma e Rodin, complementado com um ateliê de escultura, construída a partir de pequenos módulos acopláveis.


Orientação:
Ana Patrícia Dias, Filipa Santos, Lydia Robertson, Margarida Vieira, Miguel Horta, Nicolas Robertson, Rosário Azevedo, Simão Costa

Requer marcação prévia:
Out a Jun, 2ª a 6ª, 10h10; 14h30
e reunião com os técnicos responsáveis pelo grupo. O número de sessões, a sua duração e tipologia são desenhados a partir dessa reunião prévia, constituindo um programa específico adaptado ao perfil e ritmo de cada grupo.

Sem comentários:

Enviar um comentário