segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mais acessibilidade nos dois maiores centros comerciais da Sonae Sierra – Centro Colombo (Lisboa) e NorteShopping (Matosinhos)

Encontra-se disponível nos dois maiores centros comerciais da Sonae Sierra – Centro Colombo (Lisboa) e NorteShopping (Matosinhos) – um sistema de informação destinado a pessoas cegas e amblíopes. Trata-se do sistema GUIO®, uma solução tecnológica, desenvolvida e fabricada pela empresa portuguesa Moniz Dias, sob instruções da Sonae Sierra, que contou com a participação da ACAPO no seu processo de implementação e aperfeiçoamento.

O sistema GUIO® disponibiliza informação áudio através de uma unidade portátil (“Beepmóvel”), transportada por cada utilizador, e que dá acesso a informações úteis como a localização de escadas, elevadores, WCs, portas de acesso, etc, fazendo também referência a algumas lojas presentes na proximidade.

O seu funcionamento é assegurado por unidades fixas, instaladas em pontos estratégicos, distribuídas pelos centros, que emitem informações quando as unidades móveis (“BeepMóvel”) entram na sua área de intervenção.


Para Carlos Lopes, Presidente da Direcção Nacional da ACAPO “este é um sistema que pode contribuir para que as pessoas cegas e amblíopes sejam mais autónomas nas suas visitas aos centros comerciais”. E acrescenta que sendo este um sistema com um potencial de evolução “é necessário que as pessoas com deficiência visual testem o sistema e contribuam para a sua melhoria contínua”.

Para utilizar este sistema, os interessados deverão solicitar o “Beepmóvel” junto do balcão de informações de qualquer um destes centros comerciais, no piso 0, devendo no final da sua visita devolvê-lo no mesmo local. Conheça mais sobre esta tecnologia em www.guio.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário