A divulgação do desporto para pessoas com deficiência junto de potenciais praticantes e do público em geral são os principais objectivos dos Jogos de Portugal, que vão decorrer em Coimbra entre 10 e 12 de Junho.
Os Jogos de Portugal são uma iniciativa da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) e surgiram da necessidade que o organismo "sentia de comunicar", disse à agência Lusa Leila Marques.
"Queríamos poder chegar ao público específico, as pessoas com deficiência, mas também mobilizar a população em geral", explica a presidente da FPDD, acrescentando que a iniciativa é "inspirada nos Jogos Paralímpicos" e será "realizada todos os anos, numa cidade diferente".
Leila Marques, actual presidente da FPDD e antiga atleta paralímpica, refere que em Coimbra vai ser possível ter os atletas de alto nível a competirem em 10 modalidades, juntamente com actividades de demonstração.
"Só teremos portugueses e queremos mobilizar as famílias dos atletas e a população em geral para se deslocarem ao evento para assistirem a grandes perfomances desportivas e, ao mesmo tempo, perceberem a vida extraordinária destes praticantes", disse.
Os Jogos de Portugal vão juntar cerca de 850 atletas das cinco áreas da deficiência, em 10 modalidades: atletismo, natação, boccia, basquetebol em cadeira de rodas, goalball, futebol 7, futsal, ciclismo, remo e slalom.
O evento vai ainda proporcionar a demonstração de modalidades como esgrima em cadeira de rodas, judo e tricicleta.
Em Coimbra, vão ser utilizadas várias infra-estruturas desportivas, adaptadas às necessidades dos atletas, nas quais as entradas serão gratuitas.
Portugal tem tido participações regulares, com várias medalhas conquistadas, em Jogos Paralímpicos e campeonatos do Mundo e da Europa de atletas com deficiência.
Os atletas de alto rendimento estão actualmente integrados no projecto de preparação para os Jogos Paralímpicos Londres2012, coordenado pela Comité Paralímpico de Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário