sábado, 31 de outubro de 2009

Acesso à informação: o Braille

Até ao século XIX os Deficientes Visuais não tinham forma de aceder a informação escrita, de comunicar por escrito entre si ou com terceiros.

A questão de comunicar por escrito com terceiros ficou sem resposta, mas algo de muito importante sucedeu no que se refere ao acesso a informação escrita por Deficientes Visuais com o aparecimento do Braille.

Já no século XX, as cassetes áudio e os respectivos gravadores, abriram uma outra porta para o acesso a informação e a comunicação: os livros áudio.

As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, são de grande importância para o acesso a informação por Deficientes Visuais, mas principalmente para a comunicação entre eles e os apelidados de normovisuais.

Louis Braille foi o criador do sistema de leitura para cegos -

Biografia

1809- Nasceu Louis Braille em Coupvray, perto de Paris.
1812- Sofreu um acidente tendo perdido a visão.
1819- Ingressou no Instituto para Jovens Cegos de Paris.
1824- Após 2 anos de trabalho, completa o seu primeiro alfabeto de “pontos”, baseado na invenção de Barbier. Tem só 15 anos.
1825- Aprende a tocar piano e revela grande talento musical.
1828- É nomeado professor assistente do Instituto e adapta o seu sistema à notação musical.
1829- Publica um folheto para explicar o seu sistema de 6 pontos.
1834- Os administradores do Instituto recusam-se a autorizar que os alunos utilizem o alfabeto de pontos de Braille. Este demonstra o seu sistema na exposição da Indústria, em Paris.
1837- O primeiro livro em Braille é escrito e impresso no Instituto, por professores e alunos cegos. Foi a partir desta data que o alfabeto Braille ficou definitivamente definido - seis pontos em duas filas verticais de três pontos cada, num total de 63 sinais.
1852- Morreu Louis Braille, com 43 anos, mas deixou um legado imprescindível para a população cega mundial. A sua vida e a sua obra podem ainda hoje ser descobertas no museu francês com o seu nome, onde, entre outros documentos, se encontram alguns dos primeiros textos escritos no novo alfabeto, na sua adolescência.
1854- O Braille é adoptado como sistema oficial para os cegos em França.
1855- O sistema Braille começa a ser usado em Portugal.
1952- No primeiro centenário da morte de Louis Braille, o seu corpo é transladado de Coupvray para o Panteão de Paris.



O QUE É O BRAILLE?

O Braille é o meio usado por excelência pelos cegos para a leitura e escrita.

O Braille é constituído por seis pontos dispostos em dois grupos verticais de três pontos cada. Este conjunto de pontos constitui um carácter.

Estes pontos são saliências no papel com um espaço entre eles muito reduzido, para que cada carácter ocupe o menor espaço possível, mas suficientemente afastados para serem facilmente percebidos.

Com apenas estes seis pontos é possível representar todo o alfabeto, distinguir letras acentuadas, números, pontuação e todo o tipo de caracteres especiais, como os que são usados em matemática, física, música, etc.

Isto é conseguido fazendo preceder o carácter especificado ou um outro que lhe atribui o símbolo desejado.

Por exemplo, a letra "é" é formada pelos seis pontos, enquanto "a" é formado apenas pelo ponto um, ou seja, o primeiro ponto do topo esquerdo do grupo de seis pontos.

Os números são representados pelas letras do alfabeto de "a" a "j" sendo que a letra "a" representa o número "1" e a letra "j" o número "0”.

Sem comentários:

Enviar um comentário