quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Dia Mundial da Visão 13 de Outubro de 2016


A data, criada pela Organização Mundial da Saúde e celebrada anualmente na segunda quinta-feira de outubro, chama a atenção para os perigos à visão, como a cegueira e a deficiência visual.

Neste dia realizam-se rastreios visuais gratuitos em todas as lojas óticas acreditadas, assim como conferências, caminhadas, angariações de fundos para o pagamento operações dispendiosas, concursos de fotografia, entre outras atividades. O objetivo geral destas iniciativas do Dia Mundial da Visão é prevenir problemas visuais, proteger e tratar da visão das pessoas.

Dados sobre a visão


- 285 milhões de pessoas sofrem de deficiência visual moderada ou grave;
- 90% destas pessoas vivem em paises em desenvolvimento;
- 65% destas pessoas têm mais de 50 anos;
- Cerca de 40 milhões de pessoas são cegas;
- A cada 5 segundos uma pessoa fica cega no mundo;
- 80% da deficiência visual é evitável, podendo ser prevenida ou tratada.

Algumas iniciativas da Retina Portugal:
13 de Outubro
De Olhos nos Olhos
Ação de sensibilização, informação e rastreio visual em 2 espaços comerciais de Lisboa

15 de Outubro
Encontro Nacional de Pessoas com Deficiência Visual
2ª Iniciativa que promove o conhecimento, o convívio e a partilha de cidadãos com deficiência visual. Este ano no Hotel INATEL Luso.



A sabedoria popular diz que ‘os olhos são o espelho da alma’ e a ciência acrescenta que a visão é o espelho da saúde. Uma visão aprimorada não é apenas um motivo de orgulho, especialmente em idade avançada, é também um indicador de boa saúde e de bons cuidados ao longo dos anos.
Como disse o médico Rahul Khurana, “só de olhar para os olhos de alguém, conseguimos ver artérias, veias e nervos, que são um reflexo do que se passa no resto do corpo”. Sim, os olhos são capazes de indicar se uma pessoa está ou não stressada, se tem a tensão alta, se padece de algum tipo de inflamação, se tem diabetes ou se a sua tiroide está desregulada. Cuidar da visão é o primeiro passo a dar.
Para uma boa saúde ocular não basta apenas ir ao oftalmologista (ou optometrista) uma a duas vezes por ano, é preciso ter alguns hábitos diários e uma especial atenção ao estilo de vida. A alimentação tem um papel fundamental na hora de cuidar dos olhos, sabendo-se que os alimentos ricos emácidos gordos ómega 3 ajudam a reduzir o risco de perda de visão em pacientes com diabetes tipo 2. Também os antioxidantes são importantes para preservar a saúde dos olhos.
Deixar de fumar é um outro aspeto a ter em conta, assim como o já badalado conselho: é preciso usar óculos de sol durante todo o ano. Embora muitas pessoas continuem a desvalorizar este alerta, a verdade é que a visão necessita de ser protegida dos raios solares durante todo o ano e não apenas no verão.
Estar atento aos sinais que a visão dá é igualmente importante. Como lhe revelámos aqui, existem sintomas que não devem ser desvalorizados e que podem ser um indicador claro de que algo de errado se passa com os olhos. Clarões, visão turva, sombras ou a sensação de insetos a voar no seu campo de visão são alguns dos sintomas a ter em conta, assim como a visão dupla, o vermelhidão dos olhos e a discrepância no tamanho das pupilas.
Conhecer o histórico familiar de saúde e respeitar as distâncias a que os olhos devem estar dos monitores são outras duas formas de preservar a saúde da visão. Acrescenta-se ainda a necessidade de escolher maquilhagem de qualidade e de a retirar sempre antes de dormir.

Mas por ser um dos sentidos mais valorizados, a visão é um poço de mitos e teorias, que na maioria das vezes prejudicam mais do que beneficiam. AUniversidade de Harvard quis desfazer alguns desses mitos e revelou que, por exemplo, ler com pouca luz não danifica a visão, assim como a cenoura, afinal, não é o melhor alimento para os olhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário