terça-feira, 5 de abril de 2016

Facebook usa inteligência artificial para ajudar cegos a compreender fotos

O Facebook estreou hoje uma funcionalidade que produz legendas automaticamente para ajudar cegos compreenderem o que mostram as fotos inseridas na maior das redes sociais. Por enquanto, a ferramenta apenas funciona em inglês.

facebookblind.jpg
Um cego não vê. Mas ouve. E é pelos ouvidos que poderá ter uma noção daquilo que não consegue ver. Há muito que é conhecido este princípio da compensação. O Facebook retomou-o e juntou-lhe inteligência artificial. Hoje, a a maior das redes sociais fez saber que as imagens dos utilizadores vão passar a conter legendas produzidas automaticamente por uma plataforma de inteligência artificial que permitirá a cegos ou com visão limitada ter uma ideia das imagens que não podem ver. Por enquanto, é apenas um exclusivo para utilizadores com dispositivos iOS. Em breve, deverá chegar ao Android.
A solução tem vindo a ser desenvolvida nos últimos cinco anos – e tem constado nos roadshows que a Facebook tem feito em diferentes eventos com o propósito de mostrar ferramentas vindouras.
Na Web Summit, realizada em novembro na Irlanda, foi possível ver como a plataforma da Facebook já reconhece, em frações de segundos, pessoas, animais, lugares, objetos ou situações e conceitos. De acordo com a The Verve, a nova ferramenta recorre a técnicas de aprendizagem máquina – e depois procede à leitura, em voz sintetizada, das legendas produzidas a partir da análise das imagens.
No iOS, é usada a funcionalidade VoiceOver para a leitura das legendas.
Os responsáveis do Facebook admitem que o projeto ainda pode beneficiar de algumas expansões. Por enquanto, a solução apenas funciona em inglês. As legendas apenas são publicadas quando há um grau de certeza acima de 80%

Sem comentários:

Enviar um comentário