Todo mundo sabe que criança é extremamente sincera e é também nessa fase da vida que vamos formando opiniões, que muitos vezes se tornam preconceituosas ou apenas uma dificuldade em aceitar e respeitar o diferente.
Pensando em como evitar o bullying, uma professora teve uma ideia divertida entre seus alunos.
Um dos coleguinhas teve que usar tapa-olho durante três meses e, durante esse tempo, Fabiana Marques Dourado incentivou os estudantes da Escola Classe 05 do Núcleo Bandeirante, a 20 km de Brasília, a passarem um dia com adesivo em um olho.
Tudo para que, ao se colocarem no lugar de seu amigo, o Murilo Gotardo, de 8 anos, entendessem como ele se sente e assim serem solidários e não o contrário.
“Conversei com a mãe do Murilo e ela enviou uma caixa com os tampões para usarmos. A experiência foi gratificante porque meu objetivo foi alcançado. Foi maravilhoso ver a alegria dele e o respeito dos colegas. Acredito que com a brincadeira evitamos comentários ou brincadeiras desagradáveis”, diz Fabiana.
O uso do tapa-olho se deve ao fato dele ter hipermetropia. “O oftalmologista considerou o caso do meu filho como ‘olho preguiçoso’”, explicou a mãe Sisley Silva.
Além de usarem o acessória, depois as crianças fizeram desenhos para representar o dia delas. E o resultado foi tão bom que outras turmas quiseram viver a mesma experiência.
“Os alunos das outras salas ficaram curiosos e queriam saber por que nossa turma estava com o tampão. Expliquei e eles entenderam, acharam legal e ainda querem usar depois”, contou a professora.
“A atitude ajudou muito o Murilo a aceitar o uso [do tapa-olho]. Ele estava muito receoso com as reações que os colegas poderiam ter. Toda mãe tem medo que o filho seja alvo de bullying. Porém, ele chegou em casa muito feliz e contando para todo mundo. Ele está muito receptivo com o tapa-olho”, comemora a mãe.
Afinal, nada ensina mais que o exemplo e as atitudes.
Fonte: Só Boas Notícias
Sem comentários:
Enviar um comentário