quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Designer cria etiquetadora em Braille



O mundo da tecnologia vem mostrando que pode ser extremamente útil para levar facilidades e principalmente, acessibilidade para milhares de pessoas com deficiências físicas ao redor mundo. Depois de estudantes transformarem um tablet em digitador em Braille e de modificarem um Kinect para atuar como um cão-guia, Ted Moallem criou uma etiquetadora em Braille barata e com uma tecnologia bem simples, a Braille-It Labeler.

O aparelho, que foi apresentado recentemente na Conferência A Better World by Design 2011, é um dispositivo que permite que as pessoas com deficiência visual imprimam com facilidade etiquetas adesivas em Braille.

Moallem utilizou materiais muito comuns para construir a Braille-It como alumínio e fios de aço. O aparelho também possui seis botões que são compatíveis com o alfabeto Braille, tornando muito simples a digitação.

Assim que o usuário for digitando as palavras ou frases que deseja, a Braille-It vai imprimindo simultaneamente em uma fita de vinil adesiva o conteúdo digitado.

O mais interessante é que pessoas com deficiência visual foram treinadas e estão trabalhando na construção do aparelho em Katpadi, na Índia, ajudando a refinar ainda mais o design e os métodos de construção do aparelho.

“As pessoas com deficiência visual não podem depender apenas das grandes indústrias para tornar o alfabeto Braille mais acessível. Aproximadamente dois séculos depois que um adolescente cego inventou o Braille, as ferramentas mais utilizadas para escrever o alfabeto ainda são as mesmas que Louis Braille usou. A indústria Braille de baixo custo estagnou”, afirmou Ted Moallem.

O inventor acredita que as fitas adesivas em Braille produzidas pelo aparelho possam ser muito utilizadas para a identificação tátil de comidas, remédios e muitas outras aplicações no dia a dia das pessoas com deficiência visual.

Sem comentários:

Enviar um comentário