sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sábados Especiais - Práticas com as Crianças Surdas - 28 de Novembro de 2009

Encontro

Práticas com as Crianças Surdas
Intervenção Precoce e Educação de Infância

28 de Novembro de 2009
Escola Básica de Lamaçães, Braga

Sábados Especiais é um programa de (auto)formação do Gabinete de Acompanhamento à Educação Especial da DREN, com a colaboração das Escolas e outras instituições.

O primeiro Sábado Especial é já no próximo dia 28 de Novembro. «Práticas com as Crianças Surdas, Intervenção Precoce e Educação de Infância» é o título do Encontro, que se realiza na Escola Básica de Lamaçães, Braga (Ver ficheiro anexo, com o programa e modo de inscrição). As inscrições estão abertas até 23 de Novembro, sujeitas ao número limite de 60 participantes.

Programa
10:00 Abertura: Conceição Menino, Coordenadora do Gabinete de Acompanhamento à Educação Especial da DREN e João Dantas, Director do Agrupamento de Escolas de Lamaçães
10:15 «Projecto de Intervenção Precoce de Braga», Equipa do Projecto
«Bebé surdo – família – escola de referência, o triângulo necessário», Equipa de Intervenção Precoce e Jardim-de-Infância de Referência Bracara Augusta (Lamaçães)
«A brincar também se aprende», Equipa do Jardim-de-Infância de Referência do Covelo (Eugénio de Andrade)
«E porque não a música?», Equipa do Jardim-de-Infância de Referência Bracara Augusta (Lamaçães)
Debate
13:00 Intervalo para almoço
14:30 Grupos de trabalho
A.«A família na escola», coordenação de Equipa da EREBAS de Lamaçães
B. «Mãos e voz em parceria, histórias em sintonia», coordenação de Regina Silva, Ana Luísa Ferreira e Sofia Quintas (Eugénio de Andrade)
C. «Introdução ao Cued Speech – Português Falado Complementado», coordenação de Bruno Coimbra e Susana Capitão (Eugénio de Andrade)
D. «Sensibilização ao Sign Writing», coordenação de Bruno Remédios (Lamaçães)
16:30 Encerramento
(Programa da manhã com tradução em LGP)

Participação
As inscrições estão abertas até dia 23 de Novembro, limitadas a 60 participantes, de acordo com as seguintes prioridades:
1. Educadores de infância, formadores de LGP e terapeutas da fala em funções nos jardins-de-infância das EREBAS; educadores de infância em funções na rede de agrupamentos de referência para a intervenção precoce; familiares de crianças surdas dos jardins-de-infância das EREBAS
2. Outros docentes, formadores, intérpretes e terapeutas; outros familiares de crianças surdas
Para participar, envie mensagem de correio electrónico para gaee@dren.min-edu.pt, com o assunto «Inscrição Sábados Especiais – Práticas com crianças surdas – 28 de Novembro» e os seguintes dados: nome completo, escola, funções e nível de ensino onde exerce; os encarregados de educação devem indicar a escola e nível de ensino do seu educando. Indique os grupos de trabalho que pretende integrar por ordem de preferência (ex.: grupos de trabalho B/A/D/C).
Os grupos de trabalho serão constituídos de acordo com a ordem de chegada das inscrições. Receberá uma mensagem de resposta, a confirmar a inscrição, até dia 24 de Novembro, com a indicação sobre o grupo a integrar.


Contacto
DREN / Gabinete de Acompanhamento à Educação Especial
Tel.: 225 191 900 / Fax.: 225 191 999
gaee@dren.min-edu.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário