quarta-feira, 16 de julho de 2014

Mosteiro da Batalha já oferece informações em braille

Mosteiro da Batalha já oferece informações em braille


O Mosteiro da Batalha, que este ano assinala o seu 30.º aniversário como Património Mundial da Humanidade classificado pela UNESCO, começou, esta segunda-feira, a disponibilizarinformações em braille sobre o monumento.

Em declarações à Lusa, o diretor do mosteiro, Joaquim Ruivo, explicou que o objetivo é "fazer do monumento um espaço mais inclusivo", defendendo que é "essencial permitir" que o mesmo "se disponha à leitura de qualquer visitante" e que é "importante que o mosteiro possa ser fruído por todos, incluindo os que têm limitações". 

Segundo Joaquim Ruivo, que estimou em "algumas dezenas por ano" o número de pessoas invisuais que passam por este ícone da Batalha, a informação que passou, esta semana, a ser disponibilizada inclui os principais aspetos da arquitetura e da história do monumento. 

O responsável adiantou ainda que, além desta medida, "está igualmente a ser testado um guião de visita em braille, com imagens e plantas em relevo, para permitir ao visitante cego a perceção do espaço, com referência a algumas particularidades históricas e arquitetónicas".  

Sem comentários:

Enviar um comentário