O Braille é constituído por seis pontos dispostos em dois
grupos verticais de três pontos cada. Este conjunto de pontos constitui um
caracter. Por exemplo, o "E" com acento agudo é formado pelos seis
pontos enquanto o "A" é formado apenas pelo ponto um, ou seja, o
primeiro ponto do topo esquerdo do grupo de seis pontos.
Estes pontos são saliências no papel com um espaço entre
eles muito reduzido, para que cada carácter ocupe o menor espaço possível, mas
suficientemente afastados para serem facilmente percebidos.
Com apenas estes seis pontos é possível representar todo o
alfabeto, distinguindo letras acentuadas, números, pontuação e todo o tipo de
caracteres especiais, como os que são usados em matemática, física, música,
etc. Isto é conseguido fazendo preceder o carácter especificado por um outro
que lhe atribui o símbolo desejado.
Por exemplo, os números são representados pelas letras do
alfabeto de "A" a "J" sendo que a letra "A"
representa o número "1" e a letra "J" o número
"0". Mas como distinguir um "A" de um "1"?
Colocando antes da letra um sinal que, neste caso é o sinal de cardinal
"#"
Escrita:
A Máquina Braille
A máquina Braille é composta por 9 teclas. Ao passo que na
disposição do texto escrito os pontos se contam de cima para baixo, na máquina
Braille os pontos dispõem-se de dentro para fora.
Devem colocar-se os
três dedos médios de cada mão sobre o teclado da seguinte forma:
Mão esquerda: dedo indicador corresponde ao ponto 1, dedo
médio ao ponto 2 e anelar ao ponto 3. O dedo mínimo poderá ser utilizado para
mudar de linha, embora seja pouco funcional .
Mão direita:
Indicador corresponde ao ponto 4, médio ao ponto 5 e anelar ao ponto 6. Tal
como anteriormente, o dedo mínimo pode ser utilizado para o retrocesso, mas é
pouco funcional. Ambos os polegares são utilizados com a barra de espaços que
fica no meio.
Como colocar a folha:
Primeiro verificar se
o carreto está totalmente desenrolado. Seguidamente levantar a barra
libertadora do papel. A folha deve passar por baixo do cursor e encostar ao
lado esquerdo. Depois prender a barra libertadora do papel e enrolar os dois
punhos do silindro puxando-os para nós a té a máquina travar..
Finalmente é só
carregar na tecla de udança de linha e está pronto a escrever.
Leitura:
Em geral, os principais dedos para a leitura são os
indicadores de ambas as mãos. No entanto, existem pessoas que utilizam outros
dedos para leitura por terem o tacto mais apurado nesses dedos.
No entanto o ideal é
utilizar o maior número de dedos possível sobre o papel para uma leitura mais
rápida e contínua.
Técnica correcta de leitura
A mão direita deve
seguir até ao fim da linha, enquanto a esquerda deve descer para a linha seguinte
e começar a ler antes que a direita termine a linha anterior. Então a mão
direita vem ao encontro da esquerda e segue a partir do ponto em que esta
parou.
Isto permitirá uma
leitura ininterrupta do texto.
Existem outras técnicas que poderão ou não ser igualmente
eficazes, mas não são consideradas correctas, por isso não falaremos delas. No
entanto poderão ser livremente utilizadas desde que tenham a mesma eficácia que
a apresentada acima.
Algumas técnicas para melhor memorizar o alfabeto em Braille
Na aprendizagem do alfabeto Braille existem algumas técnicas
simples que facilitam a sua memorização.
Para começar, é muito
importante saber as letras de A até J. Para estas também existem algumas
técnicas de memorização mas já chegaremos lá.
Vejamos então com que
pontos se faz cada uma das letras de A a J:
A=1
B=12
C=14
D=145
E=15
F=124
G=1245
H=125
I=24
J=245
Podemos verificar que as letras de A a J utilizam apenas os
pontos 1, 2, 4 e 5 da célula Braille.
Por sua vez, as
letras desde o K até ao T correspondem às mesmas letras que vão desde o A até
ao J, acrescentando-se o ponto 3 a cada uma delas. Assim temos:
K=13
L=123
M=134
N=1345
O=135
P=1234
Q=12345
R=1235
S=234
T=2345
Do U até ao Z, acrescenta-se os pontos 3 e 6 às letras de A
a E, sendo o W ignorado por não seguir a regra:
U=136
V=1236
(W=2456)
X=1346
Y=13456
Z=1356
Ç=12346
Vejamos agora algumas dicas para memorizar as letras de A a
J:
As letras A e B são
geralmente fáceis de memorizar. Concidere-se então as letras C, F e I:
O ponto mais elevado
de cada uma destas letras é o 4. Assim, para construir a letra seguinte
acrescente-se o ponto 5. Depois, para construir a seguinte, retira-se o ponto
4.
Exemplo:
c=14
D=145
E=15
Ou seja:
c=1+4
D=1+4+5
E=1-4+5
Com O F, G e H,
repete-se o mesmo processo:
f=124
G=1245
H=125
E com o I e o J, o processo é exactamente o mesmo:
I=24
J=245
Verificamos que apenas temos então que memorizar as letras
C, F e I, às quais acrescentamos o ponto 5 e sucessivamente retiramos o ponto 4
(excepto a seguir ao J)
Se quisermos ser
ainda mais precisos, podemos fixar apenas a letra C, sendo que, para construir
a letra F acrescentamos o ponto 2 e à letra I retiramos o ponto 1.
Assim temos:
C=14
F=142
I=42
Estas são algumas regras que podem facilitar a memorização
do alfabeto Braille, e que não precisam ser utilizadas caso o leitor utilize
outra técnica que lhe permita a memorização.
Plano da aula
UTILIZAR
DE FORMA CORRECTA A MÁQUINA
|
NT
|
NA
|
EA
|
A
|
Colocar
e tirar a folha de papel.
|
||||
Fazer
a mudança de linha; parágrafo.
|
||||
Paginar
as folhas.
|
||||
Saber
a localização dos pontos Braille e a sua transposição no teclado Braille.
|
||||
Posicionar
correctamente os dedos de ambas as mãos no teclado Braille.
|
||||
Movimentar
ambas as mãos, da esquerda para a direita
|
||||
Controlar
a pressão dos dedos sobre o teclado Braille
|
||||
IDENTIFICAR
/ RECONHECER A CÉLULA BRAILLE (ORGANIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL
DOS PONTOS).
|
NT
|
NA
|
EA
|
A
|
Discriminar
pontos em diferentes posições.
|
||||
Encontrar
signos iguais e diferentes.
|
||||
Contornar a
lápis pontos.
|
||||
Posicionar os
antebraços sobre a mesa com os punhos ligeiramente elevados para proporcionar
apoio adequado às mãos. Os dedos devem estar ligeiramente curvados.
|
||||
Tactear símbolos
Braille para aprender a avançar da esquerda para a direita e o inverso no
princípio da linha seguinte.
|
||||
Utilizar a
posição adequada no teclado Braille.
|
||||
Controlar a
pressão dos dedos sobre os pontos Braille procurando que seja progressivamente
mais suave.
|
||||
Saber que a
composição dos pontos 1,2,3,4 e 5 forma o grupo de letras de A a J.
|
||||
Saber que ao
acrescentar o ponto 3 ao grupo das letras de A a J é formado o grupo de
letras K a T.
|
||||
Conhecer a
composição da Grafia Braille da Língua Oficial Portuguesa
|
NT
|
NA
|
EA
|
A
|
Escrever:
|
||||
- vogais
|
||||
- ditongos
|
||||
- consoantes
|
||||
Ler usando o
tacto:
|
||||
- vogais
|
||||
- ditongos
|
||||
- consoantes
|
||||
Associar
letras, fonemas e símbolos às respectivas combinações da célula Braille
|
||||
Escrever:
|
||||
- palavras
|
||||
- frases
|
||||
- palavras
|
||||
- frases
|
||||
- frases com
sinais de pontuação
|
||||
- pequenos
textos com sinais de pontuação
|
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